16 AGO 2021
CONTAGEM RECEBE SINALIZADORES DE TRAVESSIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

A intervenção da TransCon, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, oferece mais segurança e acessibilidade para a população

Na manhã desta segunda-feira (16/08), a prefeita de Contagem, Marília Campos, entregou à população três sinalizadores de travessia para pessoas com deficiência visual. A inauguração aconteceu na avenida João César de Oliveira (antigo Iria Diniz), em frente à feira do camelódromo. “São equipamentos importantes para garantir que a cidade seja mais inclusiva. É o direito de ir e vir da pessoa com deficiência visual,” ressaltou a prefeita. A intervenção, realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, atende à demanda do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD) e integra um conjunto de obras voltadas para a segurança e a acessibilidade, que serão entregues à população para o aniversário de Contagem.

Na avenida João César de Oliveira, foram instalados dois sinalizadores de travessia, equipamento que auxilia as pessoas com deficiência visual a atravessarem a via com segurança. Os equipamentos estão localizados no cruzamento com a avenida José Faria da Rocha e com a avenida Olímpio Garcia. “Esse é um dos pontos mais movimentados da cidade. A intenção é dar uma segurança maior a travessia dos deficientes visuais com a instalação da sinalização sonora”, afirmou o presidente da TransCon, Renato Guimarães Ribeiro. O terceiro sinalizador foi instalado no cruzamento da rua Bernardo Monteiro com a rua do Registro, no entorno da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, local que também já recebeu intervenções de urbanismo tático da autarquia.
Os equipamentos funcionam através de avisos sonoros, que indicam quando o pedestre pode atravessar. Quando o tempo para fazer a travessia está acabando, o sinal sonoro fica mais rápido e o pedestre pode identificar que logo o semáforo irá abrir. “Os deficientes visuais sempre reivindicaram que, sempre que o semáforo abrisse, ele tocasse automaticamente, sem acionar a botoeira. Independente de qualquer intervenção, o sinalizador começa a funcionar a partir da mudança de sinal” completou Renato.

O representante do Movimento Unificado dos Deficientes Visuais, Willian Lélis, participou da definição dos locais de instalação dos aparelhos e aprovou o resultado final. “Foi um processo muito participativo, desde o início, para indicar os locais em que havia maior circulação de pessoas com deficiência visual”. O movimento atua em diversos municípios com o objetivo de ampliar a participação dos deficientes visuais na formulação e execução de políticas públicas, baseado na experiência de vida dos mesmos. “Minha expectativa é poder circular na cidade com mais autonomia. A minha sensação é de que a gente começa a ter mais dos nossos direitos respeitados. Isso é fruto do olhar inclusivo da prefeita, da Secretaria de Direitos Humanos e da TransCon” afirmou Lélis.

Aniversário de Contagem

Em celebração aos 110 anos de emancipação política de Contagem, a TransCon planejou diversas ações pela cidade. Com foco na segurança viária, as intervenções vão desde a instalação de equipamentos de sinalização até intervenções viárias. As obras serão entregues ao longo do mês de agosto, até o aniversário da cidade, comemorado no dia 30 de agosto.

Autor: Bruna Guedes
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024