Ir para o conteúdo

Transcon e os cookies: Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
OK
Transcon
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social Youtube
FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Transporte Coletivo
Informações sobre o Transporte Coletivo municipal
Como consultar o horário dos ônibus?

Acessando o link disponível no site da TransCon ou através do aplicativo SigaBus

Como fazer elogio ao motorista do transporte coletivo?

Acessando o link disponível no site da TransCon

Como fazer reclamação do transporte coletivo?

Acessando o link disponível no site da TransCon

Como informar o descumprimento de horário de uma linha de ônibus?

Acessando o site e relatando o ocorrido.

Como solicitar a criação de uma linha de ônibus municipal?

Solicitando no site.

Como solicitar a extinção de uma linha de ônibus municipal?

Solicitando no site.

Como solicitar a fiscalização dos dispositivos de acessibilidade nos veículos ou equipamentos do transporte coletivo de passageiros?

Informando linha, número do veículo e relatando o fato.

Como solicitar a implantação, manutenção ou reitrada de Painel Eletrônico em Ponto de Embarque e Desembarque?

Acessando o site e solicite

Como solicitar a implantação, manutenção ou reitrada de QR Code em Ponto de Embarque e Desembarque?

Acessando o site e solicite

Como solicitar a manutenção dos dispositivos de acessibilidade nos veículos ou equipamentos do transporte coletivo de passageiros?

Informando linha, número do veículo e relatando o fato.

Como solicitar alteração de horário de uma linha de ônibus?

Acessando o site, informando a linha e o relato

Como solicitar alteração de itinerário de uma linha de ônibus?

Acessando o site, informando a linha e o relato

Como solicitar fiscalização da operação de linhas do transporte coletivo por ônibus de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon ou através do aplicativo SigaBus

Como solicitar implantação, relocação ou retirada de um ponto de embarque e desembarque?

Acessando o site, informando a linha e o relato

Como solicitar implantação, relocação, retirada ou manutenção de abrigo para passageiros em ponto de embarque e desembarque?

Acessando o site, informando a linha e o relato

Como solicitar informações do transporte coletivo por ônibus de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e informando os dados solicitados

Avaliar Informação
Credencial de Estacionamento Especial
A credencial de estacionamento especial é um documento emitido pela TransCon para promover a utilização de vagas de Estacionamento Especial.
Como emitir segunda via da credencial de estacionamento especial para idosas?

Para emitir a segunda via da credencial de estacionamento especial para idosos é necessário preencher o formulário próprio no site da TransCon, anexando os documentos atualizados. Também é obrigatório o pagamento de taxa.

Como emitir segunda via da credencial de estacionamento especial para pessoas com deficiência?

Para emitir a segunda via da credencial de estacionamento especial para pessoas com deficiência é necessário preencher o formulário próprio no site da TransCon, anexando os documentos atualizados. Também é obrigatório o pagamento de taxa.

Como posso solicitar a credencial de estacionamento especial para idosos?

Através do preenchimento do formulário no site da TransCon.

Como posso solicitar a credencial de estacionamento especial para pessoas com deficiência?

Através do preenchimento do formulário no site da TransCon

Posso renovar minha credencial de estacionamento especial para pessoas com deficiência?

Para renovar a credencial de estacionamento especial para pessoas com deficiência é necessário preencher o formulário próprio no site da TransCon, anexando os documentos atualizados.

Quem possui direito a credencial de estacionamento especial para idosos?

Pessoas com 60 (sessenta) anos ou mais

Quem possui direito a credencial de estacionamento especial para idosos?

Pessoas que se encaixem nas condições estabelecidas na Portaria TransCon nº 016/2021

Avaliar Informação
Cartão Ótimo
Compra e/ou recarga do Cartão Ótimo
Aonde posso recarregar um Cartão Ótimo?

A listagem de locais e de formas para compra e recarga do Cartão Ótimo estão disponíveis no site do Consório Ótimo otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso adquirir um Cartão Ótimo Especial?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso adquirir um Cartão Ótimo Sênior?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso realizar defesa por uso irregular do Cartão Ótimo Especial?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso realizar defesa por uso irregular do Cartão Ótimo Sênior?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso realizar renovação do Cartão Ótimo Sênior?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso renovar o Cartão Ótimo Especial?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Como posso solicitar segunda via do Cartão Ótimo Especial?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site https://www.otimoonline.com.br/ ou pelo telefone (31) 3516-6000

Onde posso solicitar a segunda via do Cartão Ótimo Sênior?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Onde posso solicitar o Cartão Ótimo Sênior?

Esse procedimento deverá ser realizado através do Consórcio Ótimo, no site otimoonline.com.br ou pelo telefone (31) 3516-6000

Quem tem direito ao Cartão Ótimo Especial?

Usuários que se enquadrem nas condições estabelecidas no Decreto nº 1631, de 11 de julho de 2011

Quem tem direito ao Cartão Ótimo Sênior?

Pessoas maiores de 65 (sessenta e cinco) anos, que desejem transpor, de forma gratuita, a roleta dos coletivos.

Aonde posso comprar um Cartão Ótimo?

A listagem de locais e de formas para compra e recarga do Cartão Ótimo estão disponíveis no site do Consório Ótimo https://www.otimoonline.com.br/ ou pelo telefone (31) 3516-6000

Avaliar Informação
Escolar
Serviço de Transporte Escolar Credenciados pela TransCon
Como consultar a situação do veículo e/ou operador do transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como consultar a tabela de preços do transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como fazer elogio ao operador do transporte escolar?

Acessando o link disponível no site da TransCon

Como realizar a emissão de guias de pagamento?

Encaminhando e-mail para divis.transcon@contagem.mg.gov.br

Como realizar a emissão ou renvação de AT?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a inclusão de veículo usado?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a inclusão de veículo zero Km?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a renúncia de autorização?

Entregando fisicamente o documento assinado e datado com a solicitação de renúncia

Como realizar a solicitação de atualização de documentos obrigatórios?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de baixa de operador?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de baixa de veículos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de declaração de vínculo?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de segunda via de documentos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a substituição de veículos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o cadastro de acompanhante?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o encaminhamento para o DETRAN-MG?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o recadastramento de autorização?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar reclamações referente ao transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como renovar a RA(Renovação de Registro de Acompanhante)?

Realizando agendamento na TransCon

Como renovar a RC(Renovação de Registro de Condutor)?

Realizando agendamento na TransCon

Como saber as rotas e as linhas do transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como solicitar fiscalização de veículo do transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon.

Como solicitar fiscalização do transporte escolar clandestino?

Acessando o link disponível no site da TransCon e informando os dados solicitados

Como solicitar informações do transporte escolar de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e informando os dados solicitados.

Avaliar Informação
Fretamento
Como realizar a solicitação de cadastro de veículo ou empresa?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de segunda via de documentos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o credenciamento para prestar serviço de transporte fretado em Contagem?

Realizando agendamento na TransCon

Avaliar Informação
Sem Limites
Informações sobre o Serviço Sem Limite
Como realizar a baixa de condutor?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a baixa de veículo?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a inclusão de veículo?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de atualização de documentos obrigatórios?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o cadastro de condutor?

Realizando agendamento na TransCon

Como registrar elogio referente ao atendimento do Serviço Sem Limite?

Acessando o site e informando o relato

Como registrar reclamação ou sugestão no atendimento ao usuário do Serviço Sem Limite?

Acessando o site e informando o relato

Como solicitar atendimento ao usuário pelo Serviço Sem Limite?

Entrando em contato com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

Como solicitar inclusão ou exclusão de usuário no Serviço Sem Limite?

Entrando em contato com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania ou com o CRAS de seu bairro

Como solicitar informaçãoes sobre o Serviço Sem Limite?

Acessando o site e solicitando

Avaliar Informação
Metrô
Como solicitar informações sobre o metrô?

As informações sobre o metrô devem ser consultadas no site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU

Avaliar Informação
Taxi
Informações sobre o táxi de Contagem
Como fazer elogio ao operador do táxi?

Acessando o link disponível no site da TransCon

Como informar a férias de Permissionário?

Realizando o agendamento na TransCon

Como informar licença médica do Permissionário?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a baixa do veículo?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a emissão de guias de pagamento?

Encaminhando e-mail para divis.transcon@contagem.mg.gov.br

Como realizar a inclusão de veículo usado?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a inclusão de veículo zero Km?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a renúncia de permissão?

Entregando fisicamente o documento assinado e datado com a solicitação de renúncia

Como realizar a renvação de AT?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de atualização de documentos obrigatórios?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de baixa automática de operador?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de baixa de operador?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de baixa de veículos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de declaração para solicitar Isenções de IPI/IPVA/ICMS​/VÍNCULO/Renda de Táxi?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar a solicitação de segunda via de documentos?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o cadastro de condutor auxiliar?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar o encaminhamento para o DETRAN-MG?

Realizando agendamento na TransCon

Como realizar reclamações referente a recusa de viagem pelo taxista de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como realizar reclamações referente ao aumento do itinerário pelo taxista?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como realizar reclamações referente ao comportante de taxista de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como realizar reclamações referente ao estado de conservação do táxi de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como relatar cobrança abusiva, sonegação de troco ou não aceite de pagamento via cartão por parte de taxista de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como relatar objeto esquecido em táxi de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e realizando a busca

Como renovar a RC?

Realizando agendamento na TransCon

Como solicitar fiscalização de veículo do táxi de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon.

Como solicitar implantação, relocação ou retirada de um ponto de táxi?

Acessando o site, informando o local e o relato

Como solicitar informações do táxi de Contagem?

Acessando o link disponível no site da TransCon e informando os dados solicitados

Avaliar Informação
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia