14 AGO 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Autoridades municipais se unem para preparar Plano de Contingência para o período chuvoso na Av. Teresa Cristina

Na semana passada, um encontro significativo aconteceu no auditório da PUC Barreiro, reunindo representantes das prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. O objetivo foi discutir e estabelecer um Plano de Contingência para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas na Av. Teresa Cristina. Esse período crítico se estende de novembro a maio, e durante a reunião foram tratados cinco módulos de ação para lidar com essa situação.

Esses módulos abrangem os seguintes tópicos: sistema de monitoramento e alerta; atuação integrada (entre os diversos órgãos); sistema de comunicação integrada; comando e pontos de fechamento; ações pós-tragédia e comportamento operacional (protocolo de resposta).

A reunião, que se estendeu por dois dias, envolveu treinamentos, discussões e análises detalhadas das intervenções que serão realizadas ao longo da Av. Teresa Cristina em ambos os municípios. O Gerente de Operações de Trânsito da Transcon, Luiz Macedo,  destacou, no módulo sobre comando e pontos de fechamento, as bacias B2, que já estão em operação, e também as futuras B3 e B4, que serão cruciais para prevenir enchentes e alagamentos.

Em sua fala, Macedo também apresentou os pontos de fechamento no município de Contagem e o órgão responsável pelo fechamento de cada um, além de enfatizar a importância do cumprimento dos protocolos estabelecidos para alertas.

Esse modelo de cooperação entre as autoridades é considerado um exemplo tanto a nível estadual quanto nacional. Segundo Macedo, “a reunião é extremamente importante para que todos possam entender e cumprir o seu papel”.

Em Contagem, o trecho próximo ao bairro Vila São Paulo, onde o Córrego Ferrugem encontra o Rio Arrudas, é particularmente afetado. Este já é o quinto ano de coordenação conjunta entre os órgãos das duas cidades, visando aprimorar os planos e ações de contingência.

O evento foi resultado da colaboração entre as prefeituras e também envolveu moradores voluntários de toda a região. A reunião contou com a presença de representantes da Transcon, BHTrans, Centro de Monitoramento de Contagem, Centro Operacional de Belo Horizonte, Defesa Civil e Guarda Municipal de ambos os municípios.

Exercício Coordenado de Fechamento

Foto: Arquivo Transcon

No sábado, 26 de agosto, a partir das 9h, está agendada uma simulação de alagamento na Av. Teresa Cristina. Durante o exercício, várias vias serão fechadas simultaneamente com o objetivo de impedir que a população se coloque em risco. A ação coordenada tem o intuito de salvar vidas.

Contagem contará com o fechamento de 8 pontos, enquanto em Belo Horizonte serão 32, totalizando 40 pontos de fechamento entre os dois municípios.

A seguir, a lista de pontos de fechamento em Contagem:

Ponto 1 - Av. Presidente Castelo Branco com a Av. Sideral, próximo ao número 29.

Ponto 2 - Elevado da Av. General David Sarnoff, desviando para a Av. Tito Fulgêncio.

Ponto 3 - Av. Teresa Cristina com rua José Bicalho.

Ponto 4 - Av. Teresa Cristina com Av. Luminosa.

Ponto 5 - Av. Presidente Castelo Branco com rua Luminosa, próximo ao número 40.

Ponto 6 - Rua Senador Lúcio Bittencourt, com rua Padre Flávio, próximo ao número 361

Ponto 7 - Rua Bittencourt com rua Monsenhor Horta, próximo ao número 225.

Ponto 8 - Rua Doutor Vicente Búfalo, próximo ao número 164.

Autor: Gabriela Freitas