O Simulado Integrado de Acidente de Trânsito com Vítimas, que ocorreu nessa quarta-feira, em frente ao Big Shopping, faz parte das ações educativas do Maio Amarelo
Nessa quarta-feira (27/05), a TransCon, em parceria com o Polícia Militar de Minas Gerais, a Guarda Civil de Contagem, o Batalhão de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e o SAMU, realizou um Simulado Integrado de Acidente de Trânsito com Vítimas, na Avenida João César de Oliveira, em frente ao Big Shopping.
O Simulado teve início às 10h e contou com a participação de populares, que tiveram a oportunidade de acompanhar os procedimentos de resgate de vítimas de acidente de trânsito, por meio de encenação envolvendo condutores de um carro e uma moto.
Ele faz parte de uma série de ações que foram desenvolvidas pela Transcon e órgãos parceiros em função do Maio Amarelo, campanha internacional que ocorre todos os anos visando a segurança no trânsito. Este ano a campanha tem como mote: NO TRÂNSITO, ENXERGAR O OUTRO SALVA VIDAS, que busca a conscientização da população, redução dos acidentes e fortalecimento da cultura de segurança viária.



Fotos: Fábio Silva e Sheila Moreno
De acordo com o Tenente Faria, do 2º batalhão de Bombeiros Militar:
“Essa é uma ação em alusão ao Maio Amarelo, que é um mês de consciência no trânsito. Para essa simulação estamos usando um carro tombado e uma moto caída em meio a um acidente, com o acionamento do Corpo de Bombeiros, do SAMU e demais órgãos. Essa é uma ação conjunta para mostrar na prática os impactos dos acidentes e reforçar a importância de atitude que salvam vidas no trânsito.”
Já Rodrigo Marques, Diretor de Trânsito da Transcon, ressaltou o objetivo de usar atores com maquiagem realista, veículos danificados e todo o aparato de resgate no trânsito para se aproximar o máximo possível da realidade e demonstrar à população todo o impacto de um acidente real:
“Essa cena foi pensada para ser pesada, para chocar, a fim de fazer as pessoas refletirem e, ao enxergar ali pessoas maquiadas, como se estivessem realmente acidentadas, entenderem os efeitos que podem ser derivados de um acidente e por meio disso terem mais consciência e cautela no trânsito.”
Em relação a isso, o Gerente de Operações de Trânsito da Transcon, Luiz Macedo, complementa:
“Um acidente de trânsito não termina no resgate, no momento da ocorrência. Ele continua no hospital, no acionamento do seguro, muitas vezes tendo consequências graves para os envolvidos”.
A ação também contou com a participação da Defesa Civil, que distribuiu panfletos informativos com orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito e segurança à população presente no evento. O órgão também colaborou na preparação do espaço e dos materiais utilizados durante a atividade.
De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues, a integração entre os órgãos de segurança é essencial para garantir mais agilidade nas respostas em situações de emergência.
“A integração entre órgãos como a Guarda Civil, a Defesa Civil, a Transcon, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar é fundamental para solucionar problemas de forma mais rápida. O simulado serve justamente para preparar as forças de segurança sobre como agir em situações de maior gravidade”, destacou.
A técnica de enfermagem, Cilene Neres, que visitava o Big Shopping no momento do simulado, destacou a importância de ações como essa: “Eu aprendi muito com essa simulação, vi coisas que nem imaginava, procedimentos muito interessantes. Quero parabenizar os bombeiros, paramédicos e todos envolvidos em salvar uma vida. Quero deixar o recado para que todos nós nos conscientizemos, para que as pessoas não bebam quando forem dirigir, para que se preste atenção nos motoqueiros, nos pedestres, para se evitar acidentes.”


Fotos: Fábio Silva e Sheila Moreno
A ação teve como objetivo demonstrar, na prática, a ação integrada das equipes em ocorrências e chamar a atenção para os riscos decorrentes da imprudência no trânsito. A ideia é que com o simulado se fortaleça a integração, aperfeiçoe os protocolos operacionais de resposta e teste os fluxos de comunicação entre os órgãos, além de envolver a população com a promoção de ações educativas relacionadas à prevenção e segurança no trânsito.
Com o Maio Amarelo, a Transcon faz um convite à toda a sociedade para que compartilhe as boas práticas de um trânsito consciente e seguro, por meio de atitudes mais responsáveis e humanas nas vias.