Ir para o conteúdo

Transcon e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Transcon
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Notícias
MAI
27
27 MAI 2026
SEGURANÇA PÚBLICA
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Simulação realista conscientiza população sobre segurança viária
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Fábio Silva/PMC
receba notícias
O Simulado Integrado de Acidente de Trânsito com Vítimas, que ocorreu nessa quarta-feira, em frente ao Big Shopping, faz parte das ações educativas do Maio Amarelo

Nessa quarta-feira (27/05), a TransCon, em parceria com o Polícia Militar de Minas Gerais, a Guarda Civil de Contagem, o Batalhão de Bombeiros Militar, a Defesa Civil e o SAMU, realizou um Simulado Integrado de Acidente de Trânsito com Vítimas, na Avenida João César de Oliveira, em frente ao Big Shopping.

O Simulado teve início às 10h e contou com a participação de populares, que tiveram a oportunidade de acompanhar os procedimentos de resgate de vítimas de acidente de trânsito, por meio de encenação envolvendo condutores de um carro e uma moto.

Ele faz parte de uma série de ações que foram desenvolvidas pela Transcon e órgãos parceiros em função do Maio Amarelo, campanha internacional que ocorre todos os anos visando a segurança no trânsito. Este ano a campanha tem como mote: NO TRÂNSITO, ENXERGAR O OUTRO SALVA VIDAS, que busca a conscientização da população, redução dos acidentes e fortalecimento da cultura de segurança viária.

Fotos: Fábio Silva e Sheila Moreno

De acordo com o Tenente Faria, do 2º batalhão de Bombeiros Militar:

“Essa é uma ação em alusão ao Maio Amarelo, que é um mês de consciência no trânsito. Para essa simulação estamos usando um carro tombado e uma moto caída em meio a um acidente, com o acionamento do Corpo de Bombeiros, do SAMU e demais órgãos. Essa é uma ação conjunta para mostrar na prática os impactos dos acidentes e reforçar a importância de atitude que salvam vidas no trânsito.”

Já Rodrigo Marques, Diretor de Trânsito da Transcon, ressaltou o objetivo de usar atores com maquiagem realista, veículos danificados e todo o aparato de resgate no trânsito para se aproximar o máximo possível da realidade e demonstrar à população todo o impacto de um acidente real:

“Essa cena foi pensada para ser pesada, para chocar, a fim de fazer as pessoas refletirem e, ao enxergar ali pessoas maquiadas, como se estivessem realmente acidentadas, entenderem os efeitos que podem ser derivados de um acidente e por meio disso terem mais consciência e cautela no trânsito.”

Em relação a isso, o Gerente de Operações de Trânsito da Transcon, Luiz Macedo, complementa:
“Um acidente de trânsito não termina no resgate, no momento da ocorrência. Ele continua no hospital, no acionamento do seguro, muitas vezes tendo consequências graves para os envolvidos”.

A ação também contou com a participação da Defesa Civil, que distribuiu panfletos informativos com orientações sobre prevenção de acidentes de trânsito e segurança à população presente no evento. O órgão também colaborou na preparação do espaço e dos materiais utilizados durante a atividade.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, José Rodrigues, a integração entre os órgãos de segurança é essencial para garantir mais agilidade nas respostas em situações de emergência.

“A integração entre órgãos como a Guarda Civil, a Defesa Civil, a Transcon, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar é fundamental para solucionar problemas de forma mais rápida. O simulado serve justamente para preparar as forças de segurança sobre como agir em situações de maior gravidade”, destacou.

A técnica de enfermagem, Cilene Neres, que visitava o Big Shopping no momento do simulado, destacou a importância de ações como essa: “Eu aprendi muito com essa simulação, vi coisas que nem imaginava, procedimentos muito interessantes. Quero parabenizar os bombeiros, paramédicos e todos envolvidos em salvar uma vida. Quero deixar o recado para que todos nós nos conscientizemos, para que as pessoas não bebam quando forem dirigir, para que se preste atenção nos motoqueiros, nos pedestres, para se evitar acidentes.”

Fotos: Fábio Silva e Sheila Moreno

A ação teve como objetivo demonstrar, na prática, a ação integrada das equipes em ocorrências e chamar a atenção para os riscos decorrentes da imprudência no trânsito. A ideia é que com o simulado se fortaleça a integração, aperfeiçoe os protocolos operacionais de resposta e teste os fluxos de comunicação entre os órgãos, além de envolver a população com a promoção de ações educativas relacionadas à prevenção e segurança no trânsito.

Com o Maio Amarelo, a Transcon faz um convite à toda a sociedade para que compartilhe as boas práticas de um trânsito consciente e seguro, por meio de atitudes mais responsáveis e humanas nas vias.
Autor: repórter Ricardo Garro com a estagiária Amanda Pacheco / Edição: Sheila Moreno
Seta
Endereço: Av. Babita Camargos, 1.295 (2º andar) Bairro Cidade Industrial | CEP: 32210-180
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16:30h.
CNPJ: 08.435.854/0001-02
Transcon
Versão do Sistema: 3.5.2 - 30/04/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia