Ir para o conteúdo

Transcon e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Transcon
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Notícias
MAI
25
25 MAI 2026
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA PÚBLICA
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Maio Amarelo mobiliza Contagem com simulado de acidente e ações de conscientização no trânsito
Foto Noticia Principal Grande
Arquivo Transcon
receba notícias

A campanha terá como ponto alto o simulado integrado de acidente de trânsito com vítimas, que ocorrerá no próximo dia 27, às 10h, em frente ao Big Shopping

Neste mês de maio, a Transcon se une ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a segurança no trânsito. Com o tema ‘No trânsito, enxergar o outro salva vidas’, a campanha deste ano busca despertar na população atitudes mais responsáveis e empáticas, contribuindo para a redução de acidentes e para o fortalecimento da cultura de segurança viária.

No âmbito do Maio Amarelo, o setor de Educação para a Mobilidade da Transcon vem intensificando ações educativas em vias, escolas e espaços públicos de Contagem. Dessa forma, no dia 5/5 ocorreu uma blitz educativa na avenida Severino Balesteros Rodrigues. A ação foi em função do Dia Mundial do Trânsito, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de atitudes seguras, tanto para motoristas quanto para pedestres. A blitz ocorreu por meio da abordagem de motoristas de veículos de grande porte, oferecendo a demarcação dos pontos cegos do veículo para orientação dos demais usuários da via.

De acordo com a gerente de Educação para a Mobilidade da Transcon, Mariele Santos, “a ação é de grande importância para que motociclistas, ciclistas e pedestres possam identificar os pontos onde eles estão vulneráveis, por não serem vistos pelos motoristas. Essas pequenas ações podem fazer grande diferença na vida das pessoas, para que cada vez mais possamos ir e vir com segurança”.

Dando continuidade à campanha de conscientização do Maio Amarelo, no dia 12/5, foi realizada a ação Motociclista Antenado, com a instalação de antenas corta pipas em motocicletas, reforçando os dispositivos de segurança e cuidado. No dia 13, em comemoração ao Dia do Automóvel, foi feita uma abordagem especial voltada aos taxistas, focada no tema da campanha e com distribuição de brindes. Já no dia 14 foi realizada uma ação em que se utilizou cadeiras de rodas com cartazes com a frase: “Já volto, foi só um minutinho”, com o intuito de chamar a atenção para a ocupação indevida de vagas especiais. Outro evento importante foi a participação na 5ª Mostra de Educação e Segurança no Trânsito, que ocorreu no dia 6/5, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Na ocasião, a Transcon desenvolveu brincadeiras por meio do jogo “Passa ou repassa – no trânsito, toda escolha faz diferença”, além da distribuição de mensagens do Minuto da Sabedoria no Trânsito.

Desde o dia 18 e até o final do mês, estão sendo realizadas ações educativas em portas de escolas no município, voltadas para o comportamento adequado no trânsito em área escolar, assim como palestras com o tema Maio Amarelo, prevenção de sinistros no trânsito, em várias empresas de Contagem. De acordo com o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, “mais do que uma campanha, o Maio Amarelo é um chamado à responsabilidade coletiva. Na Transcon, acreditamos que salvar vidas no trânsito depende da consciência e da atitude de cada cidadão”.

Já no próximo dia 27, às 10h, ocorrerá o Simulado Integrado de Acidente de Trânsito com Vítimas, na av. João César de Oliveira, nº 1275, no Eldorado (em frente ao Big Shopping). O simulado contará com a presença da Transcon, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e tem por objetivos demonstrar, na prática, a ação integrada das equipes em ocorrências e chamar a atenção para os riscos decorrentes da imprudência no trânsito.

De acordo com o Tenente Faria, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, “será uma ação de conscientização conjunta, entre vários órgãos para mostrar na prática os impactos dos acidentes e reforçar a importância de atitudes que salvam vidas no trânsito.”

A ideia é que com o simulado fortaleça a integração, aperfeiçoe os protocolos operacionais de resposta e teste os fluxos de comunicação entre os órgãos, além de envolver a população com a promoção de ações educativas relacionadas à prevenção e segurança no trânsito.

Com o Maio Amarelo, a Transcon faz um convite à toda a sociedade para que compartilhe as boas práticas de um trânsito consciente e seguro, por meio de atitudes mais responsáveis e humanas nas vias.


Equipe da Educação para a Mobilidade

Autor: Repórter Ricardo Garro / Edição: Sheila Moreno
Seta
Endereço: Av. Babita Camargos, 1.295 (2º andar) Bairro Cidade Industrial | CEP: 32210-180
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16:30h.
CNPJ: 08.435.854/0001-02
Transcon
Versão do Sistema: 3.5.2 - 30/04/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia