30 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Integração das forças de segurança foi destaque na cerimônia de posse do novo superintendente da PRF em Minas

Com importante papel na promoção da segurança pública, em especial no que se refere às rodovias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) empossou, nessa segunda-feira (29/5), o superintendente da corporação em Minas Gerais. Durante a solenidade, realizada no auditório do Sest/Senat, foi destacada a relevância da PRF no que tange à proteção de vidas e à mobilidade nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União.

A prefeita Marília Campos esteve presente à solenidade e salientou sobre a importância do órgão e a atuação na segurança pública viária da cidade, bem como das rodovias de maior fluxo, a exemplo da BR-040 e BR-381.

“Este momento carrega uma importância muito grande que vai para além do trabalho. A Polícia Rodoviária Federal é muito importante para nós, especialmente para Contagem. Nossa intenção é que vocês tenham assento no Centro de Monitoramento de Defesa Social Integrada. Nós queremos vocês lá para que a gente se integre de fato numa ação de monitoramento, prevenção e também de proteção ao cidadão”, ressaltou a prefeita

Marília também destacou a necessidade de se pensar em políticas públicas de forma integrada para assegurar o bem-estar de todos. “Nós precisamos voltar com ações que garantam mais segurança. Então é pensar em ações que de fato a gente esteja presente para garantir mais paz social e mais segurança”.

Entre as estratégias de gestão, o novo superintendente da PRF, Fábio Henrique Silva Jardim, destacou que os trabalhos serão focados em diferentes áreas de atuação para garantir a segurança da população.

“Nós temos uma excelente inteligência, no combate ao crime e outras áreas. A nossa estratégia é fortalecer áreas que estavam um pouco esquecidas. Vamos usar a nossa inteligência numa grande expertise, para saber os locais de maiores índices de acidentes, estudar esses locais e fazer com que a gente reduza o número de mortos, feridos e acidentes nas rodovias que passam inclusive por Contagem, a BR-381 e a BR-040”.

Outro ponto destacado por Fábio Jardim, foi a valorização dos servidores da PRF que está dentro das propostas de melhorias. “Enfim, a nossa estratégia é não mexer no que está funcionando e tentar melhorar essas outras áreas, principalmente, na área de humanas, de gestão de pessoas, para gente fazer com que o nosso policial seja mais valorizado, motivado e animado para prestar um bom serviço para a sociedade”.

O presidente da Transcon, Saint Clair Terres, comentou a respeito da parceria nos trabalhos desenvolvidos em conjunto com a PRF e dos benefícios que podem ser proporcionados para a população. “Trabalhamos juntos por muitos anos construindo diversos projetos, inclusive a fundação da Transcon. Manter essa relação saudável, com cooperação operacional, tanto da forma técnica, quanto nas tratativas bem estreitas, gera ganho para a nossa cidade. Isso atrai projetos e investimentos para melhorar a circulação, a fluidez e a segurança dos usuários no trânsito".

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira, falou da experiência do novo gestor e dos desafios da instituição. “Com 20 anos de dedicação à instituição, Fábio chega com a empatia e o profissionalismo que lhe são característicos. É impossível falar do Estado sem mencionar a sua extensa malha rodoviária federal, que desempenha um papel vital na integração e no desenvolvimento do Brasil. São mais de 5 mil km de rodovias. Para que possamos cuidar dos cidadãos e das rodovias mineiras, antes precisamos cuidar do nosso efetivo colaboradores, servidores administrativos e policiais que dedicam suas vidas a cuidar de terceiros. E isso remete a responsabilidade do novo superintendente”.

Estiveram presentes no evento a secretária de Defesa Social, Viviane França; o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis; a equipe do corpo técnico da Polícia Rodoviária Federal, além de representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros e autoridades de diversas esferas dos governos municipal, estadual e federal.