30 MAI 2023
AGENDA CULTURAL
PARCERIAS
Prefeitura promove evento de conscientização sobre segurança no trânsito para toda a família

Em continuidade às ações do Maio Amarelo, a Prefeitura de Contagem promoveu, nesse fim de semana, em parceria com diversas entidades, o evento “Educação para o Trânsito com Diversão”, na praça Tancredo Neves, na região Sede. O objetivo da ação, sob responsabilidade da Transcon, foi levar para os futuros condutores e pedestres, a educação para o trânsito de uma forma divertida e com um olhar mais atento. A iniciativa, que integra o Projeto “Viva a Via”,  também alertou sobre atitudes positivas que possam diminuir os riscos de acidentes e mortes que envolvem a segurança das pessoas.

O projeto é realizado pela MH Produções, com patrocínio da empresa Tambasa Atacadistas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Vilma Alimentos e Copasa.

O idealizador do evento, Marcus Honorato, comentou sobre a parceria e a importância do “Viva a Via” para a cidade. “A nossa premissa é atender principalmente pessoas de baixa renda e dar acessibilidade a todos. Essa é uma grande oportunidade para a população aprender sobre o tema, a partir de uma atividade de lazer no fim de semana”.

No sábado (27/5), cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local e prestigiaram a atividade. A programação contou com oficinas de arte; apresentação da peça de teatro “Viva a Via - Zé no volante, perigo constante”; atividades interativas, com o uso de óculos de realidade virtual; além de uma Transitolândia lúdica, instalada pela primeira vez em uma praça pública  de Contagem, e inspirada na realidade das cidades e coordenada por técnicos da Transcon. Além dos shows dos ‘Super Heróis’ e ‘Transformers’ que animaram a criançada. No domingo, a apresentação foi da Patrulha Canina. As barracas da Feira da Economia Solidária também marcaram presença.

Foto: Gabriella Gomes/TransCon                                                                                       Foto: Davi Nicoletto

Uma das participantes mirins, aluna da Escola Municipal Dona Babita Camargos, que esteve presente na atividade, L.R.M.D, 8, comentou sobre a experiência vivenciada. “Gostei muito da Transitolândia. Porque tem vários sinais, lá é muito legal. Eu aprendi que a gente tem que respeitar as leis de trânsito, os pedestres. A gente não pode avançar o sinal, porque se não pode atropelá-los”.

No evento, os responsáveis e familiares participaram junto com as crianças, num ambiente harmônico e juntos compreenderam a ideia do projeto.

O supervisor de produção, Ader Luiz, elogiou as ações e agradeceu a todos os envolvidos na organização. “O futuro é isso aí. é importante aprender desde cedo, pois quando chegarem na fase adulta, as crianças vão fazer a coisa certa. O projeto trouxe para a realidade, como uma brincadeira, um assunto sério. Assim as crianças vêem a necessidade de respeitar o pedestre, as leis de trânsito, e quando elas ficarem adultas, serão motoristas conscientes. Nota 10 pela iniciativa que impacta muito na comunidade. Uma diversão e ao mesmo tempo com aprendizado”.

O presidente da Transcon, Sant Clair, ressaltou sobre os benefícios das ações educativas e das atividades lúdicas de segurança no trânsito direcionadas ao público infantil. “O projeto demonstra a preocupação que a cidade tem com a vida das pessoas. Por meio dos ensinamentos dos agentes da autarquia e das equipes envolvidas, as crianças perceberam a importância da inclusão, do respeito ao outro e do convívio em sociedade, na formação desses futuros condutores”.

As atividades acontecem até quarta-feira (31/5), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O evento faz parte da programação da décima edição do movimento Maio Amarelo no município e tem entrada gratuita para todos.

Participação das escolas

Durante a semana, diversas escolas da rede municipal estiveram presentes nas atividades. Foram atendidas mais de 300 crianças por turno (manhã e tarde), desde da última quinta-feira (25/5). A proposta permitiu aos alunos adquirir conhecimento, além das salas de aula.

Fotos: Gabriella Gomes/TransCon

Uma das professoras da Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém, Marcele Moreira, falou sobre a importância do projeto e a oportunidade das crianças aprenderem de forma divertida e consciente. “Essa foi uma experiência interessante, muito rica e importante em relação a educação no trânsito, pois possibilitou às crianças saírem um pouco do ambiente escolar, ficarem ao ar livre e com recreações que contribuem para a aprendizagem”.