26 MAI 2023
Prefeitura promove evento com foco na educação e segurança no trânsito
Ação, que acontece até o dia 31 de maio, acontece, também, neste sábado (27/5) e domingo (28/5)

Neste fim de semana, o projeto “Viva a Via” segue com a programação para a criançada na praça Presidente Tancredo Neves, em frente à Prefeitura. O evento, que tem como objetivo a educação para o trânsito com diversão, acontece desde quarta-feira (24/5) e vai se estender até o dia 31 deste mês. O “Viva a Via” tem o patrocínio da Tambasa Atacadistas, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, e está sendo realizado pela MH Produções, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon. Ele também tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Vilma Alimentos e Copasa.

Entre as atividades educativas sobre segurança no trânsito voltadas para o público infantil, destaca-se a Transitolândia, monitorada pelos agentes da Transcon e monitores treinados do projeto. Além disso, há apresentações teatrais, óculos de realidade virtual, espaços interativos e oficinas de arte que estimulam a criatividade, permitindo o contato, a interação e a participação das crianças e de seus responsáveis.

O evento faz parte da 10ª edição do movimento “Maio Amarelo” no município e tem entrada gratuita para todos. Neste fim de semana, as atividades acontecem das 10h às 17h. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sobre a Transitolândia

A via foi concebida em forma de laço em referência ao laço do movimento Maio Amarelo.

Além disso, a pista contempla uma ciclovia e apresenta uma vaga para pessoas com deficiência com o propósito de estimular a empatia e a mudança de comportamento em respeito às pessoas com deficiência.

Sobre o Viva a Via

O projeto surgiu com a proposta de intervenção firmada na mobilização social da população, democratizando o acesso à cultura, principalmente voltado para o público infantil e de baixa renda. O “Viva a Via” esteve presente em diversas ações de trânsito da Transcon, com um grupo de teatro nas blitze educativas, ação de instalação de antenas corta-pipa em motocicletas e atividades nas faixas de pedestres e semáforos.

Sobre o Maio Amarelo

O “Maio Amarelo” é um movimento que teve início em 2014, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro. O mês de maio foi escolhido por conta da Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011. O tema da campanha deste ano é “no trânsito, escolha a vida”.

Confira a programação completa:

27/05 - Sábado

10h às 17h - Oficina de artes, espaço de realidade virtual, transitolândia, brinquedos infláveis.

14h às 15h - Show Transformers e Super Heróis.

16h às 16h30 – Teatro Viva a Via – Zé no volante, perigo constante.

16h30 às 17h - Recreação e brincadeiras no palco.

28/05 - Domingo

14h às 15h - Show Transformers e Super Heróis.

15h30 às 16h – Teatro Viva a Via – Zé no volante perigo constante.

16h às 17h - Show Patrulha Canina.