27 AGO 2021
PREFEITURA DE CONTAGEM AMPLIA ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES

Às vésperas do aniversário de Contagem, TransCon entrega à população intervenções para melhorar a segurança e a circulação dos pedestres

A prefeita de Contagem, Marília Campos, entregou na manhã desta sexta-feira (27/08) duas de uma série de intervenções de mobilidade urbana que a Autarquia Municipal de Trânsito de Contagem (TransCon) preparou para o aniversário de 110 anos da cidade. A primeira delas foi a pista de caminhada da avenida dos Retirantes, no bairro Retiro. A via foi completamente revitalizada para permitir que os pedestres da região circulem com qualidade.

Foto: Janine Moraes/PMC

“O objetivo é garantir uma organização do espaço, para que o carro trafegue normalmente e garanta a segurança do pedestre”, ressaltou a prefeita. De acordo com o presidente da TransCon, Renato Guimarães, a intenção é trazer a população de volta para a rua. “Só de ter reforçado a sinalização, já é possível ver a diferença no cuidado dos automóveis durante as travessias” afirmou.

Foto: Janine Moraes/PMC

A segunda entrega do dia aconteceu na Praça ABC, em Nova Contagem. Um projeto de urbanismo tático foi desenvolvido na região, permitindo um aumento das áreas destinadas aos pedestres. As esquinas foram tratadas para diminuir a exposição das pessoas durante as travessias, houve aumento da área de carga e descarga e ganho de área para pedestres na interseção da rua VL 7 e rua Ápio Cardoso. Além disso, as áreas de estacionamento em frente aos comércios foram demarcadas corretamente.

O morador e comerciante do bairro, Antônio Cândido, aprovou o projeto. “Os motociclistas passavam aqui em alta velocidade e quem atravessava corria muito risco andando pela rua. Agora, os motoristas precisam parar porque a sinalização chama atenção” afirmou.

Foto: Janine Moraes/PMC

Na manhã do próximo domingo (29/08), às 8h30, será inaugurada a ciclofaixa Parque Sarandi. Os três quilômetros de extensão ligam a avenida Severino Ballesteros, em Contagem, à região da Pampulha, em Belo Horizonte. No espaço, também foram instalados semáforos para ciclistas a fim de evitar acidentes de trânsito.

Autor: Bruna Guedes
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024