A Prefeitura de Contagem por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) e da Secretaria de Governo (Segov) participaram de uma reunião com os conselheiros da Regional Eldorado, para votação de prioridades, na noite de ontem (07/12).
A iniciativa faz parte do diálogo transparente entre o poder público e dos cidadãos sobre a necessidade de discutir e avaliar as demandas existentes na cidade, em diversas áreas como infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente entre outras, e que contam com a participação popular, de lideranças comunitárias e da sociedade civil.
O gerente de educação e saúde da regional Eldorado, Adão Barbosa, salientou sobre a importância dessa ponte na relação entre o governo e as comunidades no levantamento das prioridades por meio desse projeto. “Pra mim isso chama-se participação popular, eu acho que dá oportunidade da comunidade de levantar as reais demandas e prioridades do seu território e como foi democraticamente votada aquelas que a própria comunidade se organizou melhor”.
A intenção é que a população possa participar de forma colaborativa na identificação das demandas existentes no seu bairro. Para que soluções efetivas sejam encontradas após a análise técnica e da liberação de recurso, no valor de R$ 1 milhão de reais, para realização das intervenções que serão escolhidas por meio de votação, em cada região.
Para o coordenador da assessoria de participação popular da autarquia, Geraldo Antônio de Paula, é fundamental que as pessoas possam participar desses encontros, pois os benefícios serão vivenciados por todos. “Essa é uma demonstração de uma gestão participativa, em que envolve diversos setores da prefeitura e lideranças no intuito de chamar as pessoas para ajudar na administração da cidade, com participação direta”, afirmou.
O administrador da regional Eldorado, José Carlos, comentou sobre as propostas que foram apresentadas para votação e o envolvimento das pessoas durante a reunião . “Mesmo com esse período de chuva muito intenso, a população saiu de casa e veio fazer um papel de cidadania e votaram naquilo que interfere na vida das comunidades. E o mais interessante, é que as pessoas entenderam o processo, sabem que isso faz parte da construção da cidade, e que não se faz de forma isolada. Tem que fazer com a participação popular”.
Das dez obras selecionadas, na regional Eldorado, vão ser contempladas seis das seguintes demandas apresentadas pelos conselheiros:
1) Construção/implementação da praça dos Emboabas, no bairro Água Branca.
2) Substituição da Passarela de Madeira por Alvenaria na vila Boa Vista, no beco Graciliano Ramos interligando a rua Galiléia à via Expressa de Contagem, no bairro Parque São João.
3) Reforma e requalificação das praças compreendidas entre a avenida D. Guilhermino de Oliveira esquina com rua Moingo e rua Moara, no bairro Novo Eldorado.
4) Construção da pista/passeio de caminhada, na rua Carmélia Dutra e de dois quebra molas ao longo da via e um na parte baixa da rua Santa Amélia, no bairro Beatriz.
5) Construção das rampas de acessibilidade nas calçadas e das faixas de pedestres nas avenidas Madri, Santa Isabel, Pedro Olímpio da Fonseca, Praça da Delp, Praça Paris e nas ruas Haia, Córdoba, Orleans, Mônaco, Lisboa e Brasiléia, no bairro Santa Cruz.
6) Revitalização e requalificação da Praça com a construção de Parquinho em Alvenaria para crianças da comunidade e fechamento com gradil de segurança e proteção nas avenidas Santa Isabel esquina com Francisco Firmo de Mattos, no bairro Vila Jardim Eldorado.
*Confira o cronograma das próximas votações:
Regional Vargem das Flores
08/12 - 18h30 - avenida Retiro dos Imigrantes, 113 - Nova Contagem
Regional Ressaca
12 /12 - 18h30 – rua Rubi, 730 – Cemei Beija-Flor (quadra) - São Joaquim
Regional Industrial
14/12 - 18h30 - rua Marquês de Paraná, 95 - Industrial Itaú
Regional Nacional
15/12 - 18h30 - rua Quintino Bocaiúva, 450 – Nacional
*Participação e apuração de Gabriella Gomes.