05 DEZ 2022
Transcon anuncia a instalação de novo equipamento de fiscalização eletrônica na Avenida Severino Ballesteros
A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), anunciou nesta segunda-feira (5) o funcionamento de um novo equipamento de fiscalização eletrônica na Av. Severino Ballesteros, nº 5597, sentido Pampulha, no bairro Kennedy, Regional Ressaca.

O início da operação da fiscalização está previsto para esta quarta-feira, dia 7 de dezembro. A velocidade regulamentada do trecho será de 60km/h. Além do equipamento, a Autarquia instalou também placas orientando sobre o limite de velocidade na via.

O principal objetivo da instalação dos “radares” é garantir a segurança dos condutores que transitam pela avenida diariamente e diminuir os riscos de acidentes de trânsito devido à alta velocidade nas imediações da região. De acordo com os estudos realizados, cerca de 16 mil veículos passam pela avenida Severino Ballesteros diariamente.

A implantação foi realizada após o levantamento técnico que estudou a velocidade praticada pelos veículos na avenida. Depois da conclusão dos estudos, com base nas informações coletadas, o projeto de instalação do equipamento de fiscalização foi elaborado de acordo com a resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Vagner Moreira, Gerente de monitoramento eletrônico da Transcon, falou sobre o que o novo radar pode proporcionar no dia a dia do trânsito. “A meta é diminuir o número de acidentes. Com o funcionamento da fiscalização eletrônica, faremos o acompanhamento para analisar os resultados que ele irá trazer na questão da segurança dos condutores e se os veículos estão transitando dentro da velocidade permitida para que possamos atingir nosso objetivo”.

A implantação da fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações que visam o compromisso que os órgãos de trânsito assumiram junto ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PENATRAN) criado em 2018, com objetivo de reduzir a taxa de mortalidade nas vias em 50% entre os anos de 2021 a 2030.
Autor: Douglas Araújo