Com o objetivo de reforçar a conscientização das pessoas sobre os cuidados necessários para evitar os acidentes e mortes nas vias públicas, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) e da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou uma série de atividades voltadas para a população sobre segurança no Trânsito. A ação fez parte de uma série realizada durante uma semana durante a 10ª edição do “Maio Amarelo” e foi intitulada “Viva a Via”. O “Viva a Via” teve o patrocínio da Tambasa Atacadista, além do apoio da Vilma Alimentos, Copasa e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Participante do evento, a prefeita Marília Campos agradeceu aos envolvidos e à presença dos professores que contribuíram na aprendizagem dos estudantes. Ela comentou que “educar é desde cedo”. “É uma educação que parece precoce, mas que leva a criança para valores de civilização, educação no trânsito, civilidade. Isto ajuda a ter uma cidade com mais paz”, disse.
Marília ressaltou, ainda, a importância da parceria e a participação das empresas no trabalho de educação e conscientização da população: "As empresas nos ajudam a governar. A gente não dá conta de fazer tudo sozinho. Que essa edição seja uma inspiração para novas empresas”.
O presidente da Transcon, Saint Clair Terres, comentou sobre o envolvimento das crianças nas ações de conscientização no trânsito: “As crianças tiveram a oportunidade de ver nas atividades o quanto é importante a gente respeitar as leis de trânsito. Que elas possam, também, passar esta mensagem aos pais, aos tios e a todos aqueles que conduzem os veículos. Elas vão ensinar como as pessoas devem atravessar na faixa, respeitar os nossos agentes, que estão aqui para organizar o trânsito da cidade, e para salvar vidas”.
A pedagoga, Adriana Bento, da Escola Municipal Professora Júlia Kubitschek de Oliveira, na região do Industrial, elogiou a organização. “Esse é um projeto em que as crianças estão se envolvendo, que as fazem aprender. Elas perceberam a importância do respeito. É uma atividade que contribui na formação, que envolve, chama atenção e ensina. As crianças aprendem com ele”.
Um dos destaques que chamou muito a atenção das crianças foi a atividade com o uso de óculos de realidade virtual, que simula o papel exercido pelos agentes numa situação de trânsito por meio da interatividade. É o caso da aluna do ensino fundamental, M.F.G.S., de 6 anos, que comentou a sua experiência.
“Foi muito legal. Eu me senti como uma agente de trânsito. Aprendi os sinais, de como a gente faz para os carros andar, parar e sempre tem que escutar eles, se não pode acontecer alguma coisa. Valeu a pena, gostei muito”.
As ações
Nas ações de mobilização, o pedestre foi orientado sobre a importância do uso da faixa, e a atenção ao atravessar nas ruas e avenidas a fim de preservar a vida daqueles que são considerados os mais vulneráveis no trânsito.
Os motoristas foram orientados com mensagens sobre não utilizar o celular ao dirigir, ter atenção no respeito à faixa de pedestre, os limites de velocidade, o uso do cinto de segurança e não dirigir alcoolizado.
Nas blitzes educativas, os motociclistas e ciclistas receberam dicas importantes sobre segurança e o uso dos equipamentos de proteção (capacete, calçados especiais, óculos escuros, roupas adequadas, jaquetas, peças impermeáveis e luvas).
Mais ações
Para evitar os acidentes provocados pelas linhas cortantes e de Cerol, foram atendidos mais de 300 motociclistas e instaladas 510 antenas, por meio da campanha “Motociclista Antenado”, realizada nas regiões: Nacional, Petrolândia, Ressaca, Riacho e Vargem das Flores.
Todas as ações contaram com o trabalho e a dedicação dos agentes de trânsito, do corpo técnico da Transcon e de outras equipes do governo municipal.
Além da distribuição de materiais, com campanhas educativas, coberturas e a divulgação dos trabalhos nos canais de comunicação da Prefeitura de Contagem, da Transcon e também em diversos pontos da cidade.
Também foram realizadas atividades internas e externas, com palestras nas empresas parceiras e a participação dos servidores e colaboradores da Transcon promovidas durante o movimento.
Com foco na saúde dos condutores que exercem atividades profissionais, na prevenção de acidentes, foi promovido o 1 Seminário Interinstitucional sobre a Saúde no Trânsito do Município de Contagem: Uma Ação Pela Vida, em parceria com o Sest/Senat e Cerest Contagem, que contou com especialistas em diversas áreas do trânsito, direito e saúde.
Para o público infantil foi desenvolvida a primeira Transitolândia, na praça Tancredo Neves, com atividades lúdicas, voltadas no respeito ao pedestre, às leis de trânsito, no intuito de se tornarem futuros motoristas e pedestres conscientes. A ação contou com a presença de milhares de pessoas.
Escola participantes
Escola Municipal Albertina Alves
Escola Municipal Domingos Belem
Escola Municipal Rita Carmelinda
Escola Municipal Ricardo Braz
Escola Municipal Otacir Nunes
Escola Municipal Eduarda Pereira
Escola Municipal Martins Mariinha
Escola Municipal Newton Amaral
Escola Municipal Jenny de Andrade
Escola Municipal Julia Kubitschek
Escola Municipal Professora Ana Guedes
Escola Municipal Walter Fausto
Escola Municipal José Ferreira de Aguiar
Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha
Escola Municipal Dona Babita Camargos
Escola Municipal Walter Lopes