05 MAI 2023
OBRAS PÚBLICAS
Transcon recebe reunião com membros do Banco de Desenvolvimento da América Latina
Com o objetivo de apresentar e discutir a evolução das obras do Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM), a Transcon sediou na primeira semana de Maio, a reunião com o Banco de Desenvolvimento da América Latina/Cooperação Andina de Fomento (CAF).

O encontro, ocorrido na última quarta-feira (03/05), contou com a participação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social (Semad), além da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).

Durante o evento, foram apresentados os balanços das obras realizadas e das que estão em andamento que são financiadas pela entidade. Na abertura, foi exaltada a importância da Transcon no projeto. A autarquia está presente desde a concepção e operação do novo sistema de mobilidade, e será a responsável pela implantação do SIM.

O presidente da Transcon, Sant Clair Terres, comentou sobre a integração da autarquia com a Semobs. “Hoje, a Secretaria de Obras está integrada com a Transcon desenvolvendo essas obras. Temos um contato próximo que tem facilitado bastante, e nós já estamos passando para o que é nossa função - nos preparar para operar todo o sistema. Vejo isso com bons olhos, pois a equipe está integrada”.

Além da reunião, houve uma visita técnica às obras dos corredores que fazem parte do programa CAF em Contagem para avaliação. O Executivo de projetos de infraestrutura do banco, Diego Vettori, explicou sobre a importância da visita e das reuniões.

“Normalmente, a gente faz essa visita anualmente, para justamente poder acompanhar esse avanço e manter o diálogo permanente com a equipe da prefeitura para avaliar e analisar eventuais riscos e mitigantes para poder garantir o cumprimento e a conclusão das intervenções que estão previstas no projeto”.

Vettori também chamou a atenção de outros benefícios que a implantação do novo sistema de mobilidade irá trazer em termos de qualidade de vida para a população e do compromisso em conjunto com a prefeitura para o andamento dos trabalhos.

“O programa aqui de Contagem é voltado para mobilidade, mas também tem vários empreendimentos e intervenções relacionadas à preservação do meio ambiente. O banco vai manter esse diálogo permanente com a prefeitura para garantir que as próximas etapas do programa tenham êxito”.

Antônio Azevedo, engenheiro fiscal do corredor norte-sul, falou sobre o encontro das secretarias com a CAF. “É muito importante para nós, que estamos à frente dos trabalhos, fiscalizando, consolidar aquilo que a gente vem fazendo no dia a dia, comprovando a boa execução das obras na atualidade. Conforme solicitação da nossa prefeita, a gente tem se dedicado ao máximo para atender o mais rápido possível a nossa população”.

Autor: Douglas Araújo