12 MAI 2023
Prefeitura de Contagem promove instalação gratuita de antenas corta pipa

Com o objetivo de incentivar e garantir a segurança dos motociclistas que circulam por Contagem, a Transcon realizou as primeiras blitzes voltadas para a instalação de antena corta pipa. As ações, que aconteceram nas regionais Ressaca e Vargem das Flores, fazem parte de uma série de trabalhos do movimento Maio Amarelo.

Durante as atividades, a equipe de educação para o trânsito da autarquia esteve presente, realizando o trabalho de conscientização junto aos condutores que transitavam pela via. Além de implantar as antenas nas motos, os agentes presentes reforçaram outras medidas de segurança para o dia a dia, com a entrega de panfletos.

Ao todo, foram instaladas 147 antenas em 86 motos nos dois primeiros dias de ação. Os motociclistas que passavam pela região elogiaram o trabalho e destacaram a importância da ação.

Bruno Morais, que pilota há nove anos, relatou durante a blitz sobre como a antena corta pipa o livrou de um acidente sério. “Uso antena corta-pipa desde o primeiro dia e trabalho o dia inteiro de moto. Semana passada, uma linha de cerol passou e quebrou as duas antenas. Estou trocando hoje para reforçar a segurança”.

O promotor de vendas e motociclista de aplicativo Michael Thiago, também aproveitou o movimento para reforçar a segurança e elogiou a ação educativa. “Nós motoqueiros somos as formiguinhas do trânsito. Se a gente não tomar cuidado, não tiver orientação, a gente fica a mercê no trânsito”.

Albert Leoni, que pilota há 10 anos, contou sua experiência de acidente envolvendo linha de cerol e o uso da antena corta pipa após o acontecimento. "Há mais ou menos cinco anos sofri um acidente com linha de cerol e fui parar na UPA. Graças a Deus estou vivo para contar história. Antes do acidente eu não usava antena. Hoje, o uso é indispensável”.

O motociclista aproveitou para incentivar outros condutores a priorizar a segurança. “Pensamos que nunca vai acontecer com a gente, mas, como no meu caso, pode acontecer. Por isso, é necessário prevenir.”

As antenas corta pipa são equipamentos que visam evitar que linhas cortantes entrem em contato com o tronco e pescoço do motociclista. Afonso Terra, integrante da equipe de educação para o trânsito, falou sobre a recepção positiva por parte dos motociclistas, “Eles compreendem a importância do movimento e não perderam a oportunidade de instalar gratuitamente as antenas”.

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento que teve início em 2014, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro.

O mês de maio foi escolhido por conta da Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011. Na celebração de dez anos, o foco da edição de 2023 será voltado com maior destaque para os motociclistas.

Confira abaixo as datas e locais das próximas ações de instalação de antenas corta pipa.

15/05: Av. Francisco Firmo de Matos, ao lado do Tradição - Regional Riacho (9h);

22/05: Av. Durval Alves de Faria - Regional Petrolândia (14h);

23/05: Av. Geraldo Rocha - Regional Nacional (14h).

Autor: Douglas Araújo