26 JUL 2022
TransCon promove palestra no dia do motorista
Fotos: Wilker Cruz

Em comemoração ao dia do motorista, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), realizou uma palestra no Centro de Distribuição (CD) da Raia Drogasil, na manhã desta segunda-feira, 25/7.

Com o intuito de chamar a atenção dos motoristas, a convite da empresa, a ação foi realizada pela Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc), para conscientizar os colaboradores sobre os cuidados em relação a preservação da vida e a necessidade de reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito.

A supervisora de transportes, Eliana Santos, ressaltou sobre a importância do papel desenvolvido pelos motoristas e agradeceu pela participação da equipe envolvida. “A importância para o dia de hoje é enorme. Porque eu acredito firmemente que só com a educação a gente muda o país. E a educação no trânsito é primordial. Todas as informações que foram passadas nos números e as correlações abrem uma vastidão de ideias e posições. Essa data é significativa, e é fundamental trazer uma pauta tão importante. Agradeço grandemente pela presença de vocês”.

Durante a palestra, os motoristas fizeram perguntas e tiraram dúvidas sobre questões relacionadas à educação para o trânsito.

O motorista e funcionário do Centro de Distribuição, Cilas Otávio, comentou que o encontro foi uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de mudar hábitos, como por exemplo, fazer o uso do celular durante as viagens. “A palestra foi muito importante e essencial. Porque muitas vezes estamos no trânsito, mas acabamos esquecendo, e vocês nos orientam e nos resgatam informações que precisam ser praticadas”.

Dados preocupantes

Segundo levantamento anual realizado por entidades federais, o número de acidentes no Brasil cresceu de 63.548, em 2020, para 64.441, no ano passado. Em 2021, foram registradas 5.381 mortes ante as 5.291 do ano anterior. Minas Gerais foi o Estado com maior número de acidentes (8.308), de feridos (9.962) e mortos (692).

Para reduzir o número de vítimas, a Prefeitura de Contagem, por meio da TransCon, realiza uma série de ações educativas para conscientizar a população. Com o objetivo de prevenir e evitar acidentes envolvendo pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e outros agentes. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte para se construir um trânsito melhor e mais seguro para todos.

Veja algumas dicas importantes que vão contribuir para a sua segurança

1) Faça a manutenção do seu veículo.

2) Utilize o cinto de segurança.

3) Não use o celular durante as viagens.

4) Evite transitar de uma faixa para outra em zigue-zague.

5) Mantenha uma distância segura do veículo à frente.

6) Respeite as sinalizações e as leis de trânsito.

7) Se beber não dirija. A combinação de álcool e outras substâncias com a direção é CRIME.