02 JUN 2022
PARCERIAS
TransCon finaliza a 9ª edição do Maio Amarelo
Fotos: Gabriel Silva / TransCon

As atividades contaram com a participação da população, empresas parceiras e de várias entidades

Ao longo do mês de Maio, a Prefeitura de Contagem por meio da TransCon, em parceria com empresas e diversas entidades, promoveu uma série de ações voltadas para a conscientização das pessoas no trânsito, na 9ª Edição do Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas.

O Movimento Internacional teve como finalidade orientar os cidadãos sobre a importância dos cuidados necessários para a preservação da vida. E reforçar sobre as atitudes e comportamentos que interferem nas relações entre a população e o tráfego na cidade.

Durante a nona edição do movimento, foram realizadas diversas atividades: ações em semáforos, feiras, blitz educativas, distribuição de materiais da campanha, palestras com funcionários da Autarquia, escolas e visitas às empresas privadas com a entrega dos selos de “Cidadão Consciente” e “Empresa Parceira”, que também contaram com o envolvimento de agentes e atores do Governo Municipal.

Blitz Educativa

Para concluir as ações com as empresas parceiras, uma blitz educativa organizada pelo Núcleo Industrial Riacho das Pedras (NIRP), aconteceu na Avenida Centauro, na manhã desta última segunda-feira (30/5). A atividade contou com a participação dos alunos da Escola Estadual Doutor José Roberto de Aguiar, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Além da participação da TransCon, a ação contou com o apoio do 132ª Companhia de Polícia Militar Especial do 39° Batalhão da PM, do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (SETCOM), Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas (COMJOVEM) e outros setores Público e Privado.

Na ocasião, inicialmente os estudantes participaram de um bate papo, em frente à escola, com agentes da TransCon e da PM para falar sobre a iniciativa do movimento.  Em seguida, os alunos foram convidados para vivenciar na prática o papel desempenhado pelos profissionais na conscientização de motoristas, motociclistas e de todos os atores sociais envolvidos no trânsito, com a distribuição de 200 kits de material de divulgação do movimento.

A coordenadora do NIRP, Cristiane de Moraes, agradeceu o apoio e elogiou o trabalho desempenhado pelas equipes durante a ação. “A atividade foi muito rica. Nós conseguimos educar a maior parte das pessoas e elas poderão ser multiplicadoras. Trabalhar os jovens foi interessante porque eles vão levar isso para casa e isso causa um impacto nas pessoas que recebem uma informação deles”.

O envolvimento e a participação dos alunos chamaram a atenção, pela desenvoltura e o domínio sobre o assunto.  Esse foi o caso do estudante Caio da Silva Dutra, do 9º ano, que falou sobre o que aprendeu e da importância do conhecimento adquirido na atividade. “Eu achei muito bom. Porque eu pude aprender mais sobre os guardas, como é importante as leis de trânsito, porque se a gente aprender isso tudo, a gente pode construir um mundo melhor para todo mundo e com mais respeito no trânsito. Eu adorei a ação!”.

Ao final da experiência, os alunos e as equipes conversaram sobre a atividade e puderam compartilhar num momento de confraternização com a distribuição de lanches e logo após, com o retorno para a sede da escola.

Agradecimento

A Prefeitura de Contagem por meio da TransCon agradece a participação dos colaboradores, das entidades, empresas parceiras e de todos os envolvidos na execução das atividades de divulgação do Movimento Maio Amarelo. Lembramos que novos projetos serão realizados e que as ações de conscientização no trânsito continuam ao longo do ano.  Que esses laços possam se fortalecer e fica o convite para que novas empresas e entidades possam firmar o compromisso na responsabilidade e educação da nossa sociedade. Com atitudes e comportamentos que reforçam a iniciativa do Movimento de que Juntos Salvamos Vidas!

Veja a cobertura completa do Maio Amarelo 2022 nos canais de comunicação da Prefeitura de Contagem e da TransCon.

Confira abaixo os nomes das entidades e empresas parceiras participantes

BHTrans

132ª Companhia de Polícia Militar Especial do 39° Batalhão da PM

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (SETCOM)

Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA)

Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) - Parque São João - Contagem - MG

SEMPRE Editora

Transrefer

Núcleo Industrial Riacho das Pedras

SETCOM

Empresa BBM Logística

Top BR

Mobi e Antimultas

Expertise Distribuição Importação e Logística

Somarcas

Bravus Transporte  e Logística (BRV!)

Empresa de Transportes SL (Solistica Brasil)

Drogaria Araújo

Transcota Logística e Transportes