09 MAI 2022
TransCon realiza ações de educação sobre trânsito no “Maio Amarelo”

A intenção é discutir a segurança viária e mobilizar toda a sociedade

Em 2022, é realizada a nona edição da campanha Maio Amarelo. O propósito do movimento é chamar a atenção sobre as atitudes que podem salvar vidas no trânsito, mostrar que as mortes causadas por acidentes devem ser contidas e lembrar que cada indivíduo é responsável por adotar novos comportamentos e, dessa forma, mudar esse cenário.

A corrente surgiu em 2014 e é organizada pelo Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para a discussão da segurança viária. A decisão pelo mês de maio se deu pelo fato da Organização das Nações Unidas (ONU) definir a “Década de Ação para Segurança no Trânsito” em 11 de maio de 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a sinalização e alertar no trânsito.

A Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), participa do programa e vai realizar uma série de ações de educação e segurança nas vias municipais. Em 2022, o Observatório Nacional de Segurança Viária escolheu como slogan “Juntos Salvamos Vidas”.

Durante todo o mês, a equipe da TransCon estará nas ruas com atividades educativas, além de ações internas com foco na conscientização dos servidores da autarquia.

AÇÕES EXTERNAS

- Ações educativas em semáforos, com entrega de materiais da campanha (adesivos e fitas referentes ao Maio Amarelo);

- Ações educativas para pedestres, inclusive em portas de escolas com distribuição de fitas;

- Ações educativas em feiras livres da cidade nos fins de semana dos dias 14 ou 15, 21 ou 22 e 28 ou 29 (sujeito a confirmação), com esquetes, palhaço perna de pau e distribuição de material.

- Blitz educativas para motociclistas em parceria com a BHTrans;

- Blitz educativas para motoristas nas ruas da cidade com entrega de materiais da campanha (adesivos e fitas referentes ao Maio Amarelo);

- Mensagens referentes ao Maio Amarelo nas notificações de trânsito.

- Envolvimento de diversos atores do Governo Municipal de Contagem.

Além das programações descritas acima, as redes sociais da TransCon (site, Instagram, Facebook e Twitter) e o portal da prefeitura irão compartilhar as mensagens educativas e informar sobre os eventos programados para o mês. Também estão previstas a divulgação das frases da campanha nos Painéis de Mensagem Variável (PMVs) espalhados pela cidade e no SigaBus, aplicativo de horários de ônibus já conhecido pelos usuários.

As peças gráficas produzidas pela TransCon estarão nas traseiras do ônibus (backbus) e no interior dos coletivos pelo Jornal Ponto a Ponto, além de cartazes nos MUPs próximos aos abrigos de ônibus e envio de mensagens sobre o tema nas autuações de trânsito.

Confira o cronograma abaixo com as ações previstas para o Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas:

*Cronograma sujeito a alteração.

*Saiba mais sobre o “Movimento Maio Amarelo - Juntos Salvamos Vidas”  no site e nas redes sociais da TransCon e da Prefeitura de Contagem.

@transcontagem

06/05/2022
Maio Amarelo 2022 - Juntos Salvamos Vidas
O maio amarelo é um movimento de conscientização sobre segurança no trânsito. Seu objetivo é alertar as pessoas, sejam elas motoristas ou pedestres, e envolver a sociedade em ações que conscientizem a todos sobre as responsabilidades de cada cidadão nos seus deslocamentos no trânsito. A prefeitura de Contagem, através da TransCon, trabalha incansavelmente nessa conscientização, chamando a atenção de todos com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Venha conosco, porque juntos salvamos vidas.