Na busca constante por soluções que melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos, Contagem está prestes a dar um passo importante em direção à mobilidade sustentável. Na tarde desta quinta-feira (31/8), foi realizado o anúncio das obras de implantação da ciclovia da avenida Francisco Firmo de Matos.

Durante o evento, que aconteceu em frente ao Marco Zero, foi apresentado para a população o projeto que prevê mais uma alternativa de transporte para o município. Ao todo serão aproximadamente 7 quilômetros de extensão. A nova ciclovia será instalada no canteiro central da avenida e ao lado da pista de caminhada que será totalmente revitalizada.

O projeto é uma contrapartida da empresa Direcional Engenharia em virtude dos empreendimentos realizados na cidade. A rota integrará dois pontos cruciais que possuem um volume considerável de tráfego: a Estação Rio Nilo e a Estação do Metrô Eldorado.

Ao longo desse trajeto, a pista passará próxima a locais de destaque, como a Praça Rio Volga, o Mercado Central de Contagem, a Estação JK do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), na avenida João César de Oliveira e o Museu do Trabalhador. Sendo assim, ela terá um alto potencial de integração, conectando diversos pontos-chave da cidade, nas regionais Riacho e Eldorado.

As características do circuito favorecem a implantação da ciclovia na avenida e vai trazer muitos benefícios para a população. A topografia do espaço em sua maior parte é plana, e o projeto prevê a transplantação de árvores, tornando o ambiente saudável e que vai proporcionar a todos uma condição de vida melhor.

A nova ciclovia vai trazer mais segurança e qualidade de vida principalmente para os frequentadores que utilizam o espaço para o lazer e a prática de atividades físicas que incluem desde caminhada até pedalada.

Esse é o caso do programador, Vitor Felipe Carvalho Reis, que mora na região. Ele comentou que delimitar os espaços vai evitar os riscos de acidentes para quem hoje precisa utilizar a mesma pista no local. “Será muito importante ter essa divisão por uma questão de segurança, tanto para a pessoa que deseja caminhar, quanto para quem deseja andar de bicicleta. Para o ciclista que às vezes tem que dividir a rua com carro e também com o pedestre, é ruim, pois todos correm o risco de acidente”.

A Prefeita Marília Campos, relembrou sobre a construção da pista de caminhada no seu governo anterior e da necessidade de melhorias solicitadas pelos moradores devido a bicicleta concorrer com quem caminha. “É uma demanda muito grande. Talvez essa pista seja uma das maiores e mais frequentadas do nosso município. É uma alegria muito especial, pois foi a primeira pista que Contagem teve mais adequada para caminhada e revitalizar o espaço estimula ainda mais a utilização e o convívio entre as pessoas”.

Ao final do evento, Marília Campos e o representante da empresa responsável pela elaboração e execução do projeto assinaram a ordem de serviço para oficializar o início das obras da ciclovia Firmo de Matos que está previsto para segunda quinzena do mês de setembro.

Também estiveram presentes o representante da empresa Direcional Engenharia, Guilherme Castanheira, o vice-prefeito Ricardo Faria, o presidente da Transcon Sant Clair Terres, o vice-presidente da Transcon Leonardo Reis, diretores e as equipes da Autarquia, secretários e subsecretários do governo municipal, administradores regionais e vereadores.

Galeria de Fotos: Gabriella Gomes/Transcon

* Com colaboração de Gabriela Freitas
01/09/2023
Evento de assinatura da ordem de serviço para as obras da ciclovia Firmo de Matos - 31/08/2023