28 JUN 2021
TRANSCON INICIA PROJETOS DE URBANISMO TÁTICO EM CONTAGEM

A rua Quaresmeira e a Casa da Cultura são os primeiros locais a receber as intervenções, com foco na segurança do pedestre

No dia 25 de junho, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (TransCon) entregou uma intervenção de urbanismo tático no entorno da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira. A ação, que integra o Projeto de Mobilidade Ativa da autarquia, busca aumentar a segurança dos pedestres e melhorar a circulação nas vias urbanas. Além de tornar o local mais seguro, a obra traz um novo olhar sobre o espaço urbano, chamando a atenção para a importância das áreas de convívio na cidade.

A primeira experiência de urbanismo tático, em Contagem, foi feita na rua Quaresmeira, no bairro Colonial, que, no último dia 12 de junho, ganhou uma faixa de pedestres diferente e colorida, após obras estruturais na via. Essa forma de intervir nos espaços urbanos tem sido usada em diversas cidades, com o objetivo de repensar os usos das vias, aumentar a segurança, as áreas de convivência e a qualidade de vida da população.

O entorno da Casa da Cultura ganhou mais espaço para os pedestres e novas travessias. A readequação viária permite que quem passa por ali tenha melhor caminhabilidade e possa atravessar as vias com segurança. O uso de pinturas coloridas vai chamar atenção para os espaços de compartilhamento entre automóveis e pedestres e também para aqueles exclusivos para os pedestres.

As intervenções de urbanismo tático são as primeiras ações de mobilidade ativa da TransCon, que também coordenará a elaboração de Planos de Mobilidade Ativa Regionais, cujos editais de contratação serão lançados ainda esse ano. O processo de construção dos planos será aberto para a participação popular nos conselhos regionais. A proposta da TransCon é construir vias para os deslocamentos não motorizados por toda a cidade, como ciclovias, ciclofaixas e áreas de caminhamento, além da disponibilização de bicicletas públicas.

O presidente da Transcon, Renato Guimarães Ribeiro, explica que os planos irão possibilitar a convivência segura entre os meios de transporte e trazer de volta a rua para as pessoas. “Vamos abrir algumas áreas para propiciar o convívio harmônico entre os diferentes modos de transporte”, diz Ribeiro.

Nos próximos meses, a Transcon realizará ainda outras intervenções de urbanismo tático em diferentes regionais de Contagem. Várias delas serão entregues até o aniversário da cidade, no dia 30 de agosto.

O que é o urbanismo tático

Com o projeto de urbanismo tático, Contagem se aproxima de diversas outras cidades do mundo, que buscam trazer mais segurança para as pessoas e novas possibilidades de utilização das vias urbanas.

A abordagem se propõe a repensar o uso dos espaços públicos, através de intervenções rápidas e de baixo custo. As ações variam e dependem dos problemas apresentados em cada local, indo desde pinturas (de vias, muros, equipamentos, etc.), até disponibilização de mobiliário urbano móvel, para promover acessibilidade, segurança, espaços de lazer e cultura, e o direito à cidade.

Essas intervenções temporárias ajudam as cidades a experimentarem novas soluções e testam o impacto na segurança e na qualidade dos espaços urbanos. Dependendo da avaliação geral, as soluções podem se transformar em projetos de longo prazo, para beneficiar o local permanentemente.

Um dos exemplos mais famosos do uso do urbanismo tático no mundo é a Avenida Times Square, em Nova York. Em 2009, a prefeitura fechou a área para veículos nos fins de semana e espalhou ali cadeiras de praia. O experimento foi tão bem recebido que, em 2014, as marcações provisórias se tornaram permanentes, transformando a experiência de quem passa pelo local.

Várias cidades brasileiras também colecionam ações de urbanismo tático. O intuito é motivar as pessoas a repensarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que os espaços possibilitam.

Entrega de intervenção de urbanismo tático em Contagem

Data: 25 de junho

Local: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira