28 OUT 2021
PROJETOS
TransCon apresenta projetos na Câmara Municipal

Ponto Digital e aplicativo do programa Sem Limite estão entre as propostas debatidas com os vereadores

Nesta quinta-feira (28/10), o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), Renato Ribeiro, apresentou diversos projetos da autarquia para os vereadores da Câmara Municipal de Contagem (CMC). Durante o encontro, que teve o objetivo de ampliar o diálogo com o Poder Legislativo e oferecer sugestões de emendas parlamentares, foram detalhadas propostas para melhorar o atendimento ao usuário do transporte coletivo, reforçar a educação para o trânsito e possibilitar uma maior fluidez nas vias urbanas de Contagem.

Ribeiro ressaltou que o orçamento da prefeitura não é suficiente para atender todas as demandas da cidade e é importante o envolvimento do Poder Legislativo nos processos. “As demandas são muito maiores que nossa capacidade de atendimento, por isso elencamos as prioridades com a comunidade e algumas ficam de fora. Às vezes as necessidades de um local são muito específicas e, se um vereador aloca recursos, é possível garantir que aquela obra será executada”, explicou.

O presidente da TransCon expôs aos vereadores as propostas selecionadas para receberem indicações de emendas parlamentares, sendo que muitas delas já eram solicitações dos próprios  parlamentares.

Foto: Paola Siman

O Ponto Digital foi uma das ações apresentadas. O projeto propõe a instalação, em pontos de embarque e desembarque, de “QR codes” que permitem localizar os coletivos que atendem determinados pontos de ônibus. A iniciativa será executada, inicialmente, em 81 pontos de ônibus de Contagem e poderá ser ampliada, dependendo da alocação de recursos.

Outra proposta debatida foi o aplicativo Sem Limite, desenvolvido para aperfeiçoar a gestão do sistema do Sem Limite — programa que oferece  transporte especial às pessoas com deficiência física ou com alto grau de comprometimento da mobilidade. O aplicativo, que poderá se estender ao serviço de escolar, irá permitir acessar a localização dos veículos em tempo real, aumentando a segurança e a confiabilidade do serviço.

A TransCon trouxe ainda a proposta de restaurar, de maneira lúdica, o entorno das portas das escolas de Contagem. O objetivo é melhorar o reconhecimento desses locais pela população e estimular um comportamento mais seguro, aumentando as áreas de pedestres e diminuindo a velocidade dos veículos nesses entornos. O projeto será executado a partir de 2022.

Durante a reunião com os vereadores, o presidente da TransCon também apresentou as propostas da autarquia para melhorar a fluidez do trânsito em Contagem. A ideia é executar estudos de tráfegos para aperfeiçoar a circulação da cidade através, por exemplo, da programação semafórica, estudo de rotatórias, inversão de faixas de direção etc.

Os projetos da TransCon ainda contemplam pequenas intervenções, como a instalação de faixas de pedestres, sinalização e quebra molas em diversos pontos da cidade, para atender demandas frequentes da população e dos parlamentares, em busca de moderar o tráfego em locais específicos.

Autor: Paola Siman