25 AGO 2023
Transcon apresenta nova frota de veículos, uniformes e identidade funcional dos agentes de trânsito
Na tarde desta quarta-feira (23/8), foram apresentados para autoridades e representantes do poder público, a nova frota de veículos, os novos uniformes e as identidades funcionais dos agentes da Transcon. Os novos equipamentos têm como objetivo melhorar os serviços prestados para a população e garantir mais segurança no trânsito.

Ao todo, foram implementados 15 novos veículos, sendo oito viaturas, quatro motos de 900 cilindradas, um caminhão reboque leve para recolhimento de veículos abandonados, um caminhão reboque pesado para desobstrução de vias e uma van para a educação para o trânsito. As novas viaturas serão utilizadas nas rotinas diárias de segurança viária – patrulhamento, fiscalização, monitoramento e atendimento às chamadas nas vias da cidade, além de auxiliar na implantação e manutenção de sinalização horizontal e vertical e nas ações de educação.

Durante a apresentação dos representantes da autarquia e das autoridades do poder público, foi reforçada a importância do papel dos servidores e colaboradores que, somados aos novos equipamentos e à nova identidade visual, se complementam para trazer mais segurança para o município.

Os novos veículos representam um investimento significativo na segurança e na excelência de todos os serviços prestados. Todos eles estão equipados de maneira adequada para permitir que os agentes da autoridade de trânsito desempenhem suas tarefas com eficiência e rapidez, no dia a dia, sem comprometer a qualidade do trabalho.

A harmonia cromática entre uniforme e viatura não apenas promove uma identificação imediata, mas, também reforça a mensagem de compromisso com a ordem e a harmonia no trânsito. Equipados para trazer maior conforto e proteção, o novo uniforme e das suas funcionalidades foram destacadas. Quando o agente veste o uniforme, ele representa um braço da Transcon perante a população de Contagem.

A identidade funcional foi projetada com elementos alusivos ao planejamento urbano da Cidade Industrial de Contagem, integrando o mapeamento territorial do município e o traçado hídrico da Lagoa Várzea das Flores em seu layout, destacando a conexão entre o desenvolvimento urbano e a preservação ambiental. A logomarca da Transcon e o brasão da Prefeitura conferem uma aura de autoridade e legalidade às ações dos servidores. Além disso, a credencial é mais do que um simples documento burocrático e personifica o compromisso dos agentes com a ordem pública.

A prefeita Marília Campos esteve presente na solenidade e salientou sobre os benefícios que esses novos componentes irão auxiliar nos serviços realizados pela Autarquia. "A entrega de todos esses novos equipamentos mostra a política que temos de valorizar o servidor e a servidora. Os agentes da Transcon certamente terão melhores condições de trabalho a partir das novas viaturas e dos demais veículos. Também quero lembrar que o cidadão e a cidadã são muito beneficiados com essas entregas. Novos veículos certamente vão contribuir para a nossa política de mobilidade."

A Banda de Rock da Transcon, formada por agentes de trânsito, se apresentou ao final do evento. A banda faz parte do Núcleo de Educação para mobilidade através da musicalidade e foi formada com o objetivo de promover a reflexão através das letras das mensagens e do entretenimento, de forma alegre e lúdica. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, “a música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio da cultura”.

Estiveram presentes no evento, a prefeita de Contagem Marília Campos; o vice-prefeito Ricardo Faria; o presidente da Transcon Sant Clair Terres; o vice-presidente Leonardo Reis; a diretora de operações no trânsito Marielle Marília; servidores e colaboradores da Autarquia;  vereadores da Câmara Municipal de Contagem; secretários e subsecretários das secretarias municipais, comandantes e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil e do Corpo de  Bombeiros.

Galeria de fotos: Gabriella Gomes/Transcon
Autor: Wilker Cruz e Gabriela Freitas
25/08/2023
Apresentação da nova frota de veículos, uniformes e identidade funcional dos agentes de trânsito