31 JAN 2023
Contagem amplia operação dos ônibus e usuários contam com 63 novos horários

A Prefeitura de Contagem, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), ampliará, a partir do dia primeiro de fevereiro, o número de viagens das linhas municipais em dias úteis. Ao todo, serão 63 novos horários de ônibus em dias úteis e mais 12 aos sábados que atenderão aos usuários do transporte coletivo.

A ação ocorre após o compromisso firmado com os Consórcios durante a Plenária sobre o transporte público, assinado no dia 19 de dezembro, na qual as empresas responsáveis se comprometeram em aumentar o número de viagens para melhor atender a população contagense.

A adição de novos horários representa um acréscimo de 5,8% em relação à quantidade que era disponibilizada em dezembro de 2022 nos quadros de dia útil. A demanda era um pedido antigo dos usuários e foi um dos fatores usados como base para a elaboração do projeto.

O presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira, falou sobre o papel da população no estudo. “Este estudo foi feito com base nas demandas reais de cada linha, que foram identificadas através das reivindicações dos usuários, seja diretamente, ou encaminhadas via participação popular e administrações regionais”.

O Diretor de Transportes da Autarquia, Rafael Amaral, explicou que o estudo também foi conduzido com base nas informações do sistema de bilhetagem eletrônica e as informações das linhas, como a primeira e última viagem, intervalos máximos entre os horários e atendimento às principais regiões da cidade.

Ainda de acordo com Rafael, “a análise de dados foi conduzida para identificar padrões de uso do transporte público, como horários de pico e intervalos entre eles, rotas mais populares e demandas por viagens adicionais, em casos de lotações”.

Outro ponto abordado foi a comparação de horários avaliados como prioritários com a quantidade de demandas de usuários registradas e encaminhadas para a Diretoria de Transportes.

Confira as linhas que tiveram ampliação de viagens em dia útil, por Regional:

Nacional: 23 novos horários.
Linhas 101A (9 novos horários), 101B (5 novos horários), 101C (5 novos horários), 101D (3 novos horários), 401A: (1 novo horário);

Vargem das Flores: 12 novos horários.
Linhas 302A (2 novos horários), 302B: (4 novos horários), 302C (3 novos horários), 350 (3 novos horários);

Sede: 2 novos horários.
Linha 174;

Industrial: 12 novos horários.
002A (5 novos horários), 002B, (5 novos horários), 810 (2 novos horários);

Eldorado: 3 novos horários.
Linha 003A;

Riacho: 3 novos horários.
Linha 102;

Petrolândia: 8 novos horários.
Linhas 307B (6 novos horários), 305D (2 novos horários).

Confira as linhas que tiveram ampliação de viagens aos sábados:

12 novos horários: Linhas 371 (4 horários), 102 (4 horários) e 302A (4 horários).

O novo quadro de horários pode ser consultado através do aplicativo Sigabus, que pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play. Além do app, o quadro está disponível no site da Transcon, através do link:

Autor: Douglas Araújo