06 FEV 2023
Plano de mobilidade urbana de Contagem continua sendo construído com participação popular
FNP vai contribuir na revisão da política pública visando a redução de desigualdades sociais, raciais e de gênero

Contagem vai sediar a primeira edição das atividades presenciais do Projeto AcessoCidades, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Dos dias 06 a 09 de fevereiro, a equipe técnica do projeto estará presente propondo soluções de planejamento para tornar as políticas de mobilidade urbana da cidade mais equitativas e sustentáveis.

O Plano de Mobilidade Urbana do município, elaborado em 2016, faz parte da revisão do Plano Diretor de Contagem, iniciada em 2022, contou com levantamento de dados coletados em reuniões realizadas nas oito regionais da cidade. A equipe técnica da Transcon continua trabalhando nessa revisão e o projeto AcessoCidades vem contribuir nessa construção, sobretudo, com o tema “desigualdades de raça e de gênero”.

Visando analisar padrões de mobilidade e acessibilidade nos serviços públicos oferecidos pelo município, em especial por mulheres, negros e regiões periféricas, um dos diferenciais da iniciativa é a continuidade da inclusão da sociedade no processo. Com atividades participativas, a população será ouvida e convidada a contribuir, prevendo ações de acessibilidade urbana para todas e todos.

A programação também prevê uma oficina de apresentação de diagnósticos de acessibilidade com enfoque nas desigualdades sociais, de raça e de gênero e a discussão de referências nacionais e internacionais para a conclusão do planejamento da mobilidade urbana.

A oficina será realizada no dia 08 de fevereiro de 2023, entre às 9h e 17h, no Espaço Encontro – Tenda  da Prefeitura, na Praça Presidente Tancredo Neves, 200 - Camilo Alves, Contagem - MG, 32017-900.
Confira a programação nas próximas páginas deste documento.

O projeto AcessoCidades é uma iniciativa da FNP, apoiada pela União Europeia, para contribuir na qualificação de políticas de mobilidade urbana como ferramentas para o desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa alinha-se à Agenda 2030 e está diretamente relacionada aos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:

1.    Programação