13 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Contagem, Transcon, e Polícia Militar celebram renovação de convênio de segurança para a população
Na manhã desta terça-feira (13), a Prefeita Marília Campos esteve presente no 2º Batalhão de Policiamento Especializado (BPE - PMMG) para assinatura do Convênio entre Prefeitura Municipal, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) e a Polícia Militar de Minas Gerais.

O acordo tem como objetivo a adoção de medidas que visam a racionalização dos custos e a otimização das ações administrativas de fiscalização de trânsito urbano, além de estabelecer e integrar diretrizes para nortear a conduta de cooperação administrativa, técnica, financeira e operacional das atribuições de trânsito.

A cerimônia contou com a presença do Comandante Geral da PMMG, Rodrigo Sousa Rodrigues, representantes do 18º e 39º Batalhão da Polícia Militar e 2º BPE - PMMG, além do vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, o presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira e a secretária de Defesa Social, Viviane França.

O convênio é uma cooperação mútua entre estado e município que busca melhorar as condições técnicas de trabalho dos agentes, aumentar o suporte logístico nas atividades de trânsito dos batalhões da PM e levar maior segurança a toda a população de Contagem.

Com a assinatura, o novo acordo possibilitará potencializar a logística nas unidades da PMMG e propiciar o melhor apoio às atividades de policiamento e fiscalização no trânsito urbano de Contagem. Ao todo, haverá o investimento de R$ 11,5 milhões, sendo cerca de R$ 6 milhões da Prefeitura, R$ 3,5 milhões da Transcon e R$ 2 milhões da Polícia Militar.

A Prefeita Marília Campos falou durante a cerimônia sobre o trabalho para que o convênio fosse realizado. “Me interessa muito cumprir o compromisso que fiz com a nossa população, de cuidar melhor da população, de garantir segurança, tranquilidade e paz. Para isso, a gente tem que desenvolver inúmeras ações de prevenção nas políticas sociais, mas também nos unir àqueles que também se incubem de proteger nossos cidadãos”.

Marília ainda acrescentou que o convênio “possibilita que a prefeitura, juntamente com a Polícia Militar, se una, se aproxime e, juntos, possamos garantir esse objetivo tão sonhado pela população”.

O presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira, comentou sobre a parceria entre os órgãos e enfatizou o quanto ela é extremamente importante para o município. “Na prática, o convênio potencializa as ações da Polícia Militar em parceria conosco (Transcon) e a Guarda Municipal, somando três entidades que atuam na fiscalização e na operação de trânsito, para melhorar a segurança nos deslocamentos por aqui, seja do cidadão contagense ou dos que passam por aqui todos os dias”.

O comandante geral da Polícia Militar, Rodrigo Sousa Rodrigues, exaltou a parceria concretizada hoje em seu discurso. “A gente sabe que essas parcerias fazem muito a diferença, e é na parceria que a gente cresce, que a gente avança. E a parceria, para ser boa, precisa ser boa para ambos os lados, e aqui, ambos saem ganhando”.

O convênio renova uma parceria que já existe de longa data e que trouxe bons resultados para Contagem. Segundo dados do DATASUS, em Contagem, a mortalidade em acidentes relacionados à mobilidade urbana reduziu 50% na última década. Dentre os fatores que colaboraram para o feito, estão as fiscalizações e operações de trânsito realizadas de forma constante, garantindo a segurança de todos.
Autor: Douglas Araújo