28 NOV 2022
TransCon participa da entrega do plano diretor de Contagem
Foto: Luci Sallum/PMC

Representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) estiveram presentes, na última sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Contagem para acompanhar a entrega do Projeto de Lei Complementar para o novo Plano Diretor do Município. A prefeita Marília Campos esteve presente e discursou para os presentes.

De acordo com a Prefeitura, a elaboração do documento veio após 11 meses de estudos. Durante esse período, houve a realização da IV Conferência Municipal de Política Urbana (IV CMPU), mais de 1.500 participaram no processo.

Integrantes da Transcon participaram de oficinas internas com o intuito de pautar as propostas relacionadas ao transporte e à mobilidade urbana. Junto a isso, houve a realização de pré-conferências em conjunto com a Participação Popular nas Regionais do município, em que foram discutidas revisões da pauta sob a responsabilidade da autarquia.

Pedro Silva, assessor da Diretoria de Planejamento da Transcon, comentou sobre o papel dos cidadãos e a importância do diálogo durante as reuniões. “As pessoas presentes falavam quais eram as questões que elas enfrentavam no dia a dia e como isso poderia ser melhorado. O foco naquele momento era identificar a situação atual”.

Ainda segundo Pedro, todo o processo era registrado e revisado junto com os presentes. “No final, dentro do próprio grupo, foi feita a leitura, item por item, para as pessoas avaliarem e confirmarem ou alterarem algum trecho do arquivo. Houve uma certificação das informações para ter certeza de que estava tudo correto”. Após isso, foram decididos os delegados que trabalharam no na elaboração das pautas que foram inseridas no plano.

De acordo com o presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira, o novo Plano Diretor tem um capítulo inteiro destinado à mobilidade urbana, com muita riqueza de conteúdo. “Foram feitas várias discussões, e as questões mais importantes dizem respeito à mobilidade ativa e das ligações viárias entre algumas regiões da cidade”.

O processo foi realizado com uma apresentação do diagnóstico revisado, a discussão em grupos para apresentação de propostas referentes a mobilidade ativa, transporte público coletivo, transporte individual motorizado, educação e segurança para o trânsito, sistema viário e gestão da mobilidade.

Após isso, as propostas foram lidas e discutidas junto a todos os presentes ao fim de cada evento. As ações foram realizadas em conjunto com a Diretoria de Transportes (DIT), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Diretoria de Planejamento de Trânsito (DPL), e a Diretoria Administrativa-Financeira (DAF).

Marco Antônio destacou o papel da autarquia no Plano Diretor. “Quando se fala de infraestrutura, uma das principais é a viária, que é onde entra a Transcon, no gerenciamento do trânsito, do transporte e da gestão da sinalização. Ele certamente traz para nós a obrigatoriedade de passar a considerar como prioridade as diretrizes dentro do plano de mobilidade urbana e das nossas ações do cotidiano”.
Autor: Douglas Araújo