09 JUL 2022
OBRAS PÚBLICAS
PLANEJAMENTO URBANO
PROJETOS
TransCon participa da entrega das obras da avenida Xangri-lá
Fotos: Caio César Oliveira

As prefeituras de Contagem e de Belo Horizonte realizaram a entrega das obras de requalificação da avenida Xangri-lá, no bairro Nacional, na noite de sexta-feira (08/7).

O projeto que tem parceria entre os governos municipais realizou na avenida, intervenções de drenagem superficial, pavimentação, incluindo os serviços complementares, com a execução de passeio, meio fio, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, que antes com o período das chuvas prejudicava os moradores e motoristas que precisavam trafegar pela via e acessar outras regiões.

O evento de inauguração da avenida Xangri-lá contou com a presença da população, da prefeita Marília Campos, do prefeito da capital Fuad Noman, de várias autoridades municipais, associações dos bairros, administradores regionais, do vice-presidente da TransCon, Leonardo Reis e das equipes responsáveis pelo gerenciamento do trânsito na cidade.

A professora Vânia de Fátima Ramos, que mora há 42 anos na regional Nacional, comentou sobre as dificuldades enfrentadas anteriormente pelos moradores no trajeto da via e agradeceu às prefeituras pela iniciativa. “Essa obra foi extremamente importante, pois é uma avenida sanitária que liga vários bairros como Céu Azul, Nacional, Nova Pampulha. Por exemplo, os bairros Xangri- lá 1,2, e 3 que deságua todo o trânsito na lagoa da Pampulha, pela avenida Otacílio Negrão de Lima. Sem contar que traz mais mobilidade. Ficou um tapete. É a realização de um sonho para nós que moramos na região. Parabéns às prefeituras pela realização dessa grande obra”.

Também foi realizado no entorno da via, a revitalização da praça Belarmino de Souza, com a implantação da quadra de esportes e a reforma da academia para a prática de atividades físicas que vão proporcionar mais lazer e bem estar para população.

A prefeita Marília Campos destacou a parceria entre as prefeituras e os benefícios que serão gerados com a entrega da requalificação da avenida. “Ninguém acreditava que essa obra iria acontecer. Iniciamos os trabalhos, tivemos que parar, por conta da chuva. Não tem jeito de fazer esse tipo de intervenção nessas condições. Retomamos e fizemos o serviço completo, arrancando o asfalto velho e colocando um asfalto novo. Tivemos que interromper e retomamos. É assim que a gente faz, nos comprometemos, nos unimos e compartilhamos essa grande vitória para a população”.

Em clima de festa, os moradores puderam apreciar as apresentações artísticas, as comidas e os trabalhos realizados pela feira da Economia Solidária.

O prefeito da capital, Fuad Noman, comentou sobre o alinhamento e o empenho das prefeituras na realização das obras. “Foi um prazer muito grande pra mim e para Belo Horizonte fazer essa parceria com Contagem. São nessas parcerias que nós construímos a cidade. Porque as fronteiras são imaginárias, mas a rua passa de um limite para o outro. Fazer obra pela metade, não dá certo. Pra dar certo tem que fazer tudo. A obra tem que ser bem feita, para durar, é dinheiro do povo, tem que ser bem usado, aplicado e tem que ser feito com carinho e cuidado”.

O vice-presidente da autarquia, Leonardo Reis, ressaltou sobre a importância da intervenção e as melhorias para o trânsito. “A avenida Xangri-lá faz a ligação entre vários municípios e bairros populacionais e muito densos. É uma avenida relativamente estreita, com pista simples, que trabalha sob um nível de serviço muito alto e tinha uma qualidade de pavimento muito ruim. Isso gerava muitos atrasos e acidentes. Com a sinalização, você tem mais segurança, melhora a velocidade e o deslocamento das pessoas. A partir do momento que você faz esse investimento, o comércio e a região sentem essa diferença e isso atrai as pessoas para vivenciar o espaço”.

Além desse projeto, foram entregues recentemente a duplicação do viaduto Ceasa BR-040, da avenida das Américas e requalificação da avenida Teleférico.

Mais integração e mobilidade

Para melhorar a vida das pessoas no trânsito, várias intervenções de mobilidade estão acontecendo de forma gradativa e vão contribuir para o tráfego viário nas ruas e avenidas que dão acessos aos bairros e regionais do município.

Estão em fase de andamento as obras de pavimentação da primeira etapa do Programa Asfalto Novo, com a revitalização de 52 KM de ruas e avenidas, nas oito regionais. E também, a construção das estações e corredores do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que irão reduzir o tempo entre as viagens, dando mais agilidade e conforto para os usuários que utilizam o transporte coletivo municipal.

Acompanhe as intervenções de mobilidade no trânsito nas redes sociais, nos portais da Prefeitura e da TransCon, e fique por dentro das principais notícias.

Autor: Wilker Cruz