16 MAI 2022
PLANEJAMENTO URBANO
Prefeitura de Contagem promove ações de melhorias para segurança no trânsito

Intervenções fazem parte do projeto em fase de viabilização do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)

Para garantir maior segurança em relação à mobilidade urbana, a prefeitura de Contagem por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) realiza uma série de ações que visam melhorar o fluxo do trânsito, em diversas regiões da cidade. Algumas intervenções viárias acontecem de forma gradativa e variam de acordo com a demanda e as necessidades de cada regional. Além disso, fazem parte do projeto em fase de viabilização do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), que prevê melhores condições de circulação para todos.

Entre as demandas mais procuradas pelos cidadãos e executadas pela autarquia nas regionais estão a implantação e manutenção de sinalizações verticais e horizontais (placas de circulação, regulamentação, indicativas e pinturas do solo). Outras solicitações também são realizadas com a instalação e manutenção da rede semafórica, adequação do sentido de circulação das vias e a operação e fiscalização do tráfego viário.

Avenidas importantes para o trânsito da cidade, a exemplo da Teleférico e a Pio XII, no bairro Jardim Bandeirantes, em Contagem, foram revitalizadas pela TransCon, com a implantação de faixas para orientação de motoristas e de sinalização para garantir a segurança dos pedestres. Uma ação em conjunto com a Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Contagem (SEMOBS), que executou o alargamento das vias e a instalação de redutores de velocidade.

Uma série de critérios para definir essas intervenções são realizadas através de estudos de acordo com a Legislação de Trânsito que permitem avaliar a necessidade de cada regional. O diretor de Planejamento de Trânsito da TransCon, Alexander David da Silva, avalia a importância dessas ações para o tráfego na cidade. “A obrigação do órgão de trânsito é promover vias em condições seguras. Seja na implantação ou na manutenção. De forma a garantir a circulação de pedestres e motoristas. Considerando que nossas ações têm relação direta com a vida dessas pessoas”.

A TransCon e a Prefeitura de Contagem consideram a segurança do pedestre como prioritária. Mas todo o trabalho realizado pela autarquia depende da participação dos condutores e dos pedestres, que precisam respeitar as sinalizações implantadas e as normas do Código de Trânsito Brasileiro de forma a garantir a segurança de todos. Para o diretor de Planejamento de Trânsito da TransCon, o cidadão tem um papel fundamental que contribui para o trabalho através do conhecimento das necessidades e demandas de cada regional. “A medida que tem o envolvimento e o pertencimento da população, acerca de determinada situação, ao cobrar, ela nos auxilia a fazer nosso papel”.

Dessa forma é importante lembrar que as  sugestões de adequações na sua região, podem ser realizadas através dos canais de comunicação da TransCon disponíveis no endereço: https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/contato

16/05/2022
Regional Eldorado
Ações de melhorias para segurança no trânsito foram realizadas pela TransCon em conjunto com a Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Contagem (SEMOBS) que executou o alargamento das vias e a instalação de redutores de velocidade, no bairro Jardim Bandeirantes, em Contagem. As avenidas Teleférico e Pio XII receberam manutenção e novas sinalizações para orientar a circulação de motoristas e a travessia de pedestres.