04 JAN 2022
TransCon foca em melhorar a mobilidade urbana em Contagem
Com o objetivo de retomar a relação das pessoas com a cidade e melhorar a dinâmica entre os diversos meios de deslocamento, a gestão da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) realizou diversas intervenções no sistema de mobilidade em 2021.
Foi iniciado o processo de revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Contagem, em paralelo à revisão do Plano Diretor pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, bem como realizadas diversas outras ações para planejar a mobilidade e dar mais segurança nos deslocamentos dos cidadãos.

Contato com a comunidade

Através das atividades das Comissões Regionais de Mobilidade Urbana e dos Fóruns Setoriais, a TransCon intensificou o diálogo com a comunidade de Contagem, que agora pode opinar diretamente sobre a priorização das intervenções pontuais em seus bairros, bem como debater as questões setoriais referentes aos escolares e táxis.
Durante o ano, a assessoria de Participação Popular realizou 152 reuniões, entre elas estão encontros com as regionais, conselhos e 13 reuniões dos fóruns setoriais — 7 encontros de taxistas e 6 com os representantes do transporte escolar, categorias muito afetadas pela pandemia.

Foco na mobilidade ativa

Nos  meses de junho a agosto, a TransCon entregou as primeiras intervenções de urbanismo tático da cidade. Para garantir a segurança dos pedestres e ciclistas, as ruas ganharam mais cor com as faixas de pedestres, aumentos de calçada e ciclofaixas coloridas, que além de tornarem o trânsito mais seguro, trazem um novo olhar sobre o espaço urbano. Os locais escolhidos foram o entorno da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, o entorno da Escola Estadual Helena Guerra e a Praça ABC, em Nova Contagem. O entorno do Ginásio Parque Tropical ganhou uma pista de caminhada e a que já existia na avenida dos Retirantes foi revitalizada.
Considerando todas as intervenções, a cidade ganhou 2.651 m² de novas áreas adequadas para caminhamento.
Em agosto, foi inaugurada a ciclofaixa Sarandi, que liga o Terminal Ressaca e o Parque Sarandi, em Contagem, à região da Pampulha, em Belo Horizonte. A faixa exclusiva para ciclistas tem cerca de quatro quilômetros de extensão – dois em cada sentido da via.
Em dezembro, foi publicado o edital para contratação de consultoria que irá elaborar o Plano de Mobilidade Ativa, incluindo os projetos, para aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas, com a implantação de mais ciclofaixas, ciclovias e locais adequados para o caminhamento na cidade.

Intervenções Viárias

Foram realizadas 3348 implantações de sinalização vertical — placas de regulamentação e advertência, risco de alagamento e risco geológico —, além de implantados diversos redutores de velocidade, dois semáforos para ciclistas e novos semáforos inteligentes, bem como manutenções e novas implantações de sinalização horizontal. Apenas no segundo semestre, foram atendidas mais de 140 demandas da população em intervenções de segurança viárias.

Melhorias nos serviços de transporte de interesse público

Desde junho, os usuários do transporte coletivo municipal já podem acompanhar as novidades da cidade, através do jornal “Ponto a Ponto” dentro dos ônibus de Contagem. O informativo mensal já conta com 5 edições e traz notícias e assuntos de interesse público.
O Transporte Escolar ganhou novo regulamento discutido no Conselho Municipal de Transportes e está passando por novo credenciamento, enquanto o Programa Sem Limite realizou mais de 14000 atendimentos para mais de 2000 usuários o longo do ano.
A partir do segundo semestre de 2021, pelo menos 90% das linhas de ônibus do transporte coletivo municipal tiveram o quadro de horários ampliado. Assim, os usuários do sistema puderam contar com mais 235 horários para se deslocar em Contagem. O itinerário de 7 linhas foi alterado para otimizar a oferta de transporte público.
Além disso, quando o estado entrou na onda roxa, para conter a disseminação da covid-19, a TransCon intensificou as medidas preventivas nos ônibus de Contagem. Desde abril, as condições de 261.827 viagens foram fiscalizadas através da Central de Monitoramento do Transporte Coletivo.
Para aumentar a segurança das mulheres durante as viagens, a autarquia lançou um sistema de denúncias em casos de importunação sexual no transporte coletivo. Dentro do aplicativo SigaBus, já utilizado para consultar os horários dos ônibus municipais, é possível denunciar a violência para permitir que o poder público tenha mais dados para planejar ações preventivas.
Para fechar o ano com chave de ouro, a TransCon iniciou a instalação de QR codes nos pontos de ônibus da cidade, para que os usuários possam consultar as linhas e horários de cada ponto. O objetivo é facilitar o acesso às informações e diminuir o custo aos cofres públicos, já que a iniciativa é mais barata e poderá ser instalada em todos os pontos de embarque e desembarque de Contagem. A expectativa é de que até o fim do próximo ano todos QR codes planejados já estejam instalados.

Autor: Paola Siman