16 DEZ 2021
Prefeitura de Contagem instala QR Codes em pontos de ônibus
Foto: Luci Sallum/PMC
Usuários poderão consultar a programação de cada ponto e saber o tempo de espera de seus ônibus

A partir desta quinta-feira (16/12), os usuários do transporte coletivo de Contagem podem consultar as informações de cada ponto de ônibus, em tempo real, através de QR Codes instalados nos pontos de embarque e desembarque da cidade. A ação da prefeitura, idealizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), pretende aumentar o acesso aos dados de transporte e melhorar o serviço prestado à população.

A primeira placa com QRCode foi inaugurada pela prefeita Marília Campos, na avenida João de Deus Costa. “Estamos fazendo várias ações para melhorar o transporte coletivo. Agora é só mirar a câmera e, através do celular, é possível ter acesso aos horários das linhas, ao invés de esperar indefinidamente. Isso é muito importante porque a população vai nos ajudar a fiscalizar os horários dos ônibus”, disse a prefeita.

Marília lembrou que nem todos os ônibus que passam pela cidade são gerenciados pela prefeitura e que apenas as linhas municipais contam com essa nova tecnologia à disposição do cidadão. “Vamos dar o exemplo para poder cobrar melhorias no transporte metropolitano”, completou.

Já foram instaladas 12 placas nas regionais Ressaca e Sede. Até janeiro do ano que vem, 100 pontos de ônibus serão contemplados. Segundo o presidente da TransCon, Renato Ribeiro, até o fim de 2022, todos os pontos de ônibus de Contagem já terão o QR Code instalado. De acordo com ele, um dos pontos positivos da tecnologia é o baixo custo e a capacidade de atendimento em larga escala. “Temos os painéis em 20 pontos de ônibus, isso nos custa 27 mil por mês. Com esse valor, em dois meses, conseguimos instalar os QR Codes na cidade inteira”, explicou Ribeiro.

51749800817_433713953e_k
  Foto: Luci Sallum/PMC

Como funciona
O usuário que quiser acessar as informações precisa apontar a câmera do celular para o QR code, assim será direcionado para uma página do SigaBus, aplicativo de mobilidade por ônibus da cidade. A página informará o tempo que falta para cada veículo chegar ao ponto de ônibus onde o usuário está.

Através do aplicativo SigaBus, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOS, o usuário consegue visualizar mais informações do transporte coletivo gerenciado pela TransCon, como as linhas que passam por aquele ponto, os quadros de horários e os itinerários.
Autor: Paola Siman