Contagem avança na segurança e qualidade de vida com as Ciclovias. Desde 2021 até o momento foram implantados 13,2 km de ciclovias (feitas nos canteiros), e ciclofaixas (feitas junto ao asfalto), para mais segurança no trânsito e melhor mobilidade urbana. Os benefícios são tanto pra quem opta por pedalar, quanto para os demais veículos.
O grande volume de veículos, contribui para a escolha dos locais onde são implantadas as rotas cicloviárias. Dados da Diretoria de Engenharia de Tráfego da Transcon apontam que aproximadamente 17 mil veículos trafegam pela avenida José Faria da Rocha diariamente, 23 mil pela Colúmbia e 40 mil na Severino Ballesteros, locais onde já estão concluídas as ciclofaixas e ciclovias de Contagem.
Nesse sentido, ter um espaço de deslocamento delimitado na via facilita a mobilidade e gera mais segurança para os usuários. “O trânsito definido para cada tipo de modal de transporte gera uma maior segurança para a população. Além disso, o investimento em ciclovias e ciclofaixas promove um ganho coletivo no trânsito e individual na saúde e bem-estar da população”, afirma o Diretor de Engenharia de Tráfego, Alexander David.
Andar de bicicleta todos os dias é a rotina do Técnico Contábil, Cássio Rodrigues, 49, e com ciclovias ele se sente mais seguro. “Nas ciclovias você vai tranquilamente, agora nas ruas tem que ter muita atenção no trânsito e equilíbrio. Quando eu posso, eu evito”, afirma.
Investimentos na mobilidade ativa
O projeto cicloviário em Contagem tem o objetivo de implantar 33,5 km de ciclovias e ciclofaixas para conectar diversos pontos da cidade e promover uma mobilidade sustentável e ativa. Em fase de implantação já está a ciclovia na Avenida Francisco Firmo de Matos e na rua Haeckel Ben-Hur Salvador que juntas totalizam 4,2 km.