O excesso de velocidade é um dos principais fatores que geram colisões no trânsito, seja por um momento de desatenção ou por uma situação inesperada. Dependendo da velocidade do veículo no momento da batida, as lesões podem ser leves, graves ou fatais. Por isso a importância de respeitar a velocidade máxima permitida na via.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a velocidade está diretamente relacionada à chance de acontecer um acidente e a gravidade dele. A cada aumento de 1% da velocidade média do veículo, resulta em um aumento de 3% no risco de acidentes graves e 4% na chance do acidente ser fatal.
E é justamente para frear a gravidade dos acidentes que foram instalados equipamentos que regulam a velocidade e garantem mais segurança para condutores de veículos, pedestres e ciclistas. Além dos radares, como os da Av. Eugênio Pacelli, tem também quebra-molas, travessias elevadas e placas de parada obrigatória. A escolha do regulador de velocidade mais indicado para cada local é feita por meio de estudo técnico e muito planejamento, levando em consideração o que é mais adequado para a via.
Ao respeitar os limites de velocidade e praticar a direção defensiva a chance de evitar multas e acidentes são maiores. Além disso, é importante lembrar que quanto menor a velocidade, maior o tempo de reação e de frenagem, aumentando as chances de escapar de uma colisão ou de, caso ela aconteça, sobreviver.
Mas como é definido o limite de velocidade de cada via?
Todas as vias possuem características que determinam a velocidade máxima permitida, de acordo com o Art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em vias locais como ruas de bairros, onde circulam veículos mais leves e existe um grande movimento de pedestres, por exemplo, o limite máximo é de 30 km/h. Em vias coletoras, ou seja, que levam os veículos dos bairros para as grandes avenidas, a velocidade máxima é de 40km/h.
Já nas vias arteriais que ligam duas regiões da cidade e possuem um fluxo maior de veículos de diferentes portes, o máximo é 60 km/h. E em vias de trânsito rápido o limite máximo é de 80km/h.
Para nossa próxima matéria deixo aqui uma pergunta: você conhece todas as funcionalidades de um radar?