29 AGO 2023
Nova ciclovia em Contagem: um espaço para mobilidade, lazer e segurança

Começará, em setembro, as obras de implantação da ciclovia na avenida Firmo de Matos e ruas adjacentes. A construção será a maior ciclovia já planejada com uma extensão de aproximadamente 7 quilômetros. Além de proporcionar uma outra alternativa de transporte, essa ciclovia se destaca por seu potencial de transformar como as pessoas vivenciam o espaço urbano.
A rota da nova ciclovia conecta dois pontos cruciais que possuem um volume considerável de tráfego: a Estação Rio Nilo e a Estação do Metrô Eldorado. A sua extensão será alternada entre ciclofaixa e ciclovia, com rotas por canteiros centrais e laterais de pista. Na Firmo de Matos, por exemplo, a pista será no canteiro central da avenida, ao lado da pista de caminhada que será totalmente reformada.

Ao longo desse trajeto, a pista passará próxima a locais de importância, como a Praça Rio Volga, o Mercado Central de Contagem, a Estação JK do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), na avenida João César de Oliveira e o Museu do Trabalhador. Sendo assim, ela terá um alto potencial de integração, conectando diversos pontos-chave da cidade, nas regionais Riacho e Eldorado.

Para viabilização do projeto foram realizados diversos estudos que incluíram o fluxo de veículos e pedestres, além das condições físicas das vias. As pistas de ciclismo tem como objetivo estimular uma mobilidade mais sustentável e ativa. A sua construção também visa incentivar  formas alternativas de deslocamento e  busca gerar mais segurança e lazer para ciclistas e pedestres que já trafegam por essas regiões e ainda não possuem lugares delimitados.

Ao longo de sua extensão, ela se tornará um ponto de encontro para os entusiastas de atividades ao ar livre. Passeios de bicicletas e caminhadas serão possíveis em um ambiente seguro e protegido do tráfego automotivo.

Outro ponto importante para a implantação da ciclovia é sua topografia favorável, por ela ser muito plana, facilita a locomoção. O uso preexistente do espaço por parte das pessoas para a prática de exercícios chamou a atenção para a necessidade de implementar melhorias que irão beneficiar de forma mais eficaz a população.

As principais práticas na Firmo de Matos são de lazer, por isso, a opção de construir a pista de ciclismo em cima do canteiro, já que a utilização é, em sua maioria, feita por crianças, pessoas que estão aprendendo ou somente para diversão, sem a expertise do dia a dia.

Com a implantação da pista, serão analisados convênios ou contratos com bicicletas compartilhadas para viabilizar essa forma de deslocamento e estimular esta forma de locomoção.

O intuito é cada vez mais favorecer a integração e a flexibilidade, tendo diversas opções que podem atingir um maior número de pessoas. No canteiro central da avenida, a população caminha e pratica exercícios físicos, o que é o caso do Cristóvão Porto, aposentado e atleta com deficiência visual que já utiliza a calçada por mais de um ano para treinar. Segundo ele, a ciclovia vai ser importante para a segurança. “É um bom projeto, para o pessoal fazer caminhada e pra gente que é deficiente visual.  A gente tá precisando pra poder caminhar, correr e pedalar de maneira segura”, afirma.

O vigilante, João Paulo Rodrigues, compartilha da mesma opinião, de que a ciclovia vai trazer uma melhoria para os usuários “vai ser ótimo porque traz segurança tanto para o ciclista, quanto para o pedestre”.

Dado que a mobilidade ativa é o futuro da locomoção, a criação da ciclovia visa estimular a comunidade a adotar esse hábito, promovendo um estilo de vida mais saudável e sustentável para benefício tanto individual quanto ambiental.

O projeto é uma contrapartida da empresa Direcional Engenharia em virtude dos empreendimentos realizados em Contagem, de acordo com a lei complementar 295/2020, que estabelece as normas de parcelamento, ocupação e uso do solo do Município de Contagem.

Dentro desta legislação, é estabelecido o Grupo Técnico Multidisciplinar (GTM), cuja função é analisar os empreendimentos de impacto no município. Deste modo são avaliados impactos urbanísticos, ambientais, de trânsito e sociais, que contam com educação e saúde, para garantir a viabilidade do projeto.

É importante observar que a Lei de 2020 substituiu a Lei nº 85/2010, refletindo as mudanças e atualizações nas políticas municipais relacionadas ao desenvolvimento urbano e ao uso do solo em Contagem.

Inauguração das obras

Nesta quinta (31) será realizada a inauguração das obras da ciclovia, no marco zero da Av. Francisco Firmo de Matos (esquina com a Av. Olímpio Garcia), às 17h.

Autor: Gabriela Freitas e Wilker Cruz