21 JUN 2023
Transcon intensifica sinalizações pelas Regionais
Fotos: Gabriella Gomes
Atenta às demandas da população, a Transcon segue com o Programa de Atendimento às Regionais, que consiste na implantação, manutenção e revitalização de sinalização horizontal e vertical, nas ruas e avenidas da cidade.

O objetivo dessas intervenções é proporcionar mais segurança para pedestres e condutores, nas 8 regionais.

Os trabalhos estão sendo feitos na Regional Vargem das Flores. As equipes da participação popular, engenharia de planejamento e a vice-presidência da Transcon, estiveram presentes na regional, na rua VC2, na manhã desta terça-feira (20/6).

Entre as prioridades solicitadas pelos moradores e que fazem parte do Programa de Atendimento às Regionais, a principal delas será a reestruturação das sinalizações com a inclusão de urbanismo tático, na Praça do ABC, no bairro Nova Contagem.

No encontro, com a administração da regional Vargem das Flores foi entregue o projeto com as melhorias no trânsito que serão realizadas a partir dessa semana.

O administrador da Regional, Wander Batista falou sobre o processo de levantamento e escolha das demandas pela comunidade. “Aqui na nossa regional Vargem das Flores, a gente tem um conselho regional que escolheu como prioridade essa intervenção que a Transcon vai realizar, que vai dar mais conforto e segurança para os moradores. Aqui é uma área comercial de Nova Contagem, onde tem vários comércios. E os comerciantes que fazem parte do conselho, escolheram essa intervenção”.

Entre outras ações apresentadas para a regional e os moradores, serão implantadas sinalizações horizontais e verticais com a instalação de redutor de velocidade, pintura de faixas de pedestres, travessia elevada, paradas obrigatórias e de área escolar.

A comerciante e moradora, Edna dos Santos comentou sobre a iniciativa do programa e as intervenções que serão realizadas. “Olha pra mim será ótimo. Não só pra mim, mas para todos os moradores aqui da regional. Porque dirigir sem sinalização, sem placas aqui, é muito complicado”.

As demandas foram levantadas e discutidas em reuniões anteriores com o envolvimento dos conselheiros que representam os moradores, administração regional e o corpo técnico da Transcon.

O vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis, explicou sobre os critérios adotados pela Autarquia para a realização das obras. “A gente recebe tanto da regional, quanto de diversos cidadãos e entidades da cidade essas solicitações. Mas todas elas são discutidas com o conselho regional e com o administrador regional. Então a gente avalia a necessidade, a segurança, dentro dos critérios técnicos estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). E dessa forma, a regional passa pra gente quais são as prioridades, e iniciamos o processo de implantação”.

O motorista, Sebastião Pereira falou dos benefícios que as intervenções de revitalização e sinalização irão contribuir para a região. “Será benéfica pra gente que no meu caso, que trabalha com transporte alternativo, para estacionar e a gente que trabalha na porta dos supermercados, toda hora está saindo e chegando com passageiro. Certamente vai ser bem melhor”.

Nos próximos dias, os atendimentos estão previstos para serem iniciados na Regional Sede.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024