23 SET 2022
TransCon realiza encerramento da Semana Nacional de Trânsito com atividades para crianças

A Prefeitura de Contagem, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) realizou, na manhã deste sábado (24) ações no Parque Fernão Dias e na Maratoninha Riacho Verde direcionadas para o público infantil. Os eventos fecharam as atividades voltadas para a Semana Nacional de Trânsito, realizada entre os dias 19 e 24 de setembro. A prefeita Marília Campos marcou presença na corrida.

Entre as ações que ocorreram, estavam atividades pedagógicas voltadas para educação no trânsito, como desenhos para colorir e brincar, jogo de linguagem das placas, com brincadeiras de associação de placas de trânsito e seus significados, e trilha do trânsito, com um jogo de perguntas com três participantes simultâneos, semelhante a um jogo de tabuleiro.

A Gerente de Educação Para o Trânsito, Fernanda Fajardo, comentou sobre a importância das atividades voltadas para o público infantil. “As crianças, desde pequenas, estão inseridas no trânsito como pedestres ou passageiros, acompanhadas de um adulto. Então, o trânsito faz parte do dia a dia delas e a educação no trânsito ajuda essas crianças a aprenderem regras de convivência e diretrizes adequadas para uma mobilidade mais segura”.

O agente de trânsito da TransCon, Afonso José Terra, pontuou sobre as atividades realizadas. “Essas são maneiras de, apesar da pouca idade, eles já se identifiquem com a sinalização e se preparem para serem futuros condutores. É um trabalho muito importante de conscientização desde pequeno”.

Cidadãos que estavam no parque viram as atividades de forma positiva. Guilherme Rodrigues Silva, morador do bairro Eldoradinho, falou sobre o efeito que as atividades educativas podem produzir. “Essas ações podem trazer instruções às crianças para que elas sejam bons motoristas e pedestres no futuro”.

O presidente da TransCon, Marco Antônio Silveira, também acompanhou a ação no parque e destacou o caráter pedagógico das atividades. “Essas ações são imprescindíveis e importantes para o processo de conscientização das crianças que são, desde já, pedestres, e que serão futuros motoristas e condutores. É a educação para o trânsito trabalhando pela vida”.

A pequena Gabriela Campos, de 9 anos, se divertiu durante as brincadeiras e foi uma das vencedoras do jogo de perguntas sobre o trânsito. Além do passatempo, ela comentou sobre os ensinamentos adquiridos. “Eu aprendi com as brincadeiras hoje que sempre devemos ter respeito no trânsito”.

A educação para o trânsito tem o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito, contribuindo na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida e estimular hábitos e comportamentos que gerem mais segurança nas vias para condutores e pedestres.

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada entre os dias 18 e 25 setembro, foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, e tem como objetivo o desenvolvimento de ações educativas e a conscientização da sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

Autor: Douglas Araújo