16 SET 2022
Transcon promove ações na Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), inicia na segunda-feira (19) uma série de ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito (SNT), que ocorre de 18 a 25 de setembro. As atividades incluem blitz educativas, palestras, atividades em vários pontos da cidade e distribuição de panfletos.

As palestras, voltadas para motoristas e motociclistas, irão abordar questões importantes de medidas de segurança nas ruas e de conscientização para evitar acidentes, assim como as blitz educativas, que abordarão condutores com o objetivo de reforçar a importância de medidas básicas para proteção nas vias. Além das empresas, escolas de Contagem também receberão agentes da TransCon para falar a respeito da educação para o trânsito, reforçando questões de segurança e cidadania.

Ações em faixas de pedestre também acontecerão em pontos importantes da cidade, como nas avenidas João César de Oliveira e Babita Camargos. A finalidade será reforçar o papel que o cidadão tem em promover um trânsito mais seguro quando se respeita as leis ao atravessar a rua dentro das áreas destinadas ao caminhante.

A Gerente de Educação para o Trânsito, Fernanda Fajardo, comentou sobre a importância das ações de conscientização. “A Semana Nacional de Trânsito é realizada com o objetivo de preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação no trânsito. Hoje, a maioria dos acidentes ocorrem pela falta de atenção dos condutores e também dos pedestres. Por isso, é importante conscientizar as pessoas de que quando cada um faz a sua parte, juntos salvamos vidas”.

Segundo a Agência Brasil, o número de acidentes e de mortes em rodovias federais cresceu em 2021, na comparação com 2020, interrompendo uma série de quedas consecutivas observadas desde 2011. De acordo com o Anuário 2021, Minas Gerais foi o estado com maior número de acidentes (8.308) e de feridos (9.962) e mortos (692).

Instituída em 1997 através do art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a SNT tem como objetivo promover por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito seguro, através de ações de educação e conscientização para a segurança nas vias.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, outras datas importantes são celebradas, como o Dia Mundial sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, e tem como ponto principal a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e dos problemas causados ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Outra data celebrada durante o período da SNT é o Dia Agente de Trânsito, no dia 23 de setembro. Os agentes são responsáveis por auxiliar motoristas e pedestres e tem como objetivo promover um trânsito mais humanizado, oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança, garantindo mais qualidade e melhor desempenho no trânsito.

Confira o cronograma de ações da TransCon durante a Semana Nacional do Trânsito.

DIA

AÇÃO