16 JUL 2022
PLANEJAMENTO URBANO
TransCon recebe comitê de comerciantes da avenida João César de Oliveira
Fotos: Gabriel Silva

A prefeitura de Contagem, por meio da TransCon, participou de uma reunião com um grupo de comerciantes da avenida João César de Oliveira, nesta manhã de sexta-feira (15/7), na sede da Autarquia.

O encontro aconteceu com o objetivo de dar continuidade ao diálogo transparente e de validar uma das propostas apresentadas pela Prefeitura, no mês passado, sobre os questionamentos dos comerciantes em relação às obras de construção da Estação Cinco, que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), para dar andamento e agilidade na execução das intervenções que já estão sendo realizadas na via.

Estiveram presentes integrantes da comissão formada pelos comerciantes da avenida João César de Oliveira, o administrador regional do Eldorado, José Carlos de Menezes, representantes do Governo, engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), o presidente da TransCon, Marco Antônio Silveira, do vice-presidente Leonardo Reis, diretores da autarquia e as equipes técnicas responsáveis pela elaboração do SIM.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto que prevê melhorias na mobilidade urbana e mais benefícios para população,  reduzindo o tempo entre as viagens, dando mais agilidade e conforto para os usuários que utilizam o transporte coletivo municipal. Além disso, foi apresentado uma perspectiva em relação às obras que já foram entregues e que estão em fase de andamento.

O presidente da TransCon, Marco Antônio Silveira, destacou a importância do encontro e o envolvimento da comissão representada pelos comerciantes que fazem parte do entorno da avenida.

“Essa proposta possibilitou que a TransCon apresentasse para a comissão dos comerciantes da João César de Oliveira e o administrador regional o conceito geral do SIM. Nós buscamos mostrar a origem e os benefícios que já foram apropriados, para as pessoas entenderem o contexto. O sistema tem uma história, um conceito e objetivo, priorizando a melhoria do transporte coletivo para as pessoas que não têm opção e o alcance da maioria da população. Em relação ao tempo da viagem e possibilidade de pagamento de uma única tarifa nos deslocamentos, haverá um ganho significativo para todos.”

Para o administrador regional, José Carlos de Menezes, a perspectiva do comércio em relação ao sistema é favorável e é fundamental propor esse tipo de discussão. “É natural que qualquer obra mexe com o imaginário dos comerciantes e deixa  aquela sensação de insegurança. Essa reunião foi muito propositiva e mostrou o avanço da cidade na mobilidade, na acessibilidade e no transporte público que se discute muito nos últimos anos. E hoje nós constatamos a eficiência do poder público e a transparência, na validação da proposta que envolve os comerciantes de um trecho muito específico".

Um dos diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Contagem e proprietário de uma loja na avenida João César de Oliveira, o empresário Marco Aurélio, comentou sobre o ponto de vista do comércio em relação às intervenções que estão sendo realizadas. “O comércio em si tem a expectativa da modernidade e, com um projeto tão inovador, que em outras cidades funcionou tão bem, a gente entende que nosso cliente vai chegar de uma forma muito mais confortável e com mais rapidez ao comércio. Então temos uma expectativa muito positiva quanto a isso. A Prefeitura está totalmente aberta pra gente e isso é muito importante. Como representante da CDL, estaremos aqui em conjunto para fazer da melhor forma possível para a cidade, para os moradores e consumidores”.

Resultados do encontro

Ao final da reunião foi aprovada pelos integrantes da comissão, a proposta para implantação de três faixas,  sendo uma exclusiva para o tráfego de ônibus, no sistema operacional Bus Rapid Transit (BRT), uma mista para ônibus e carro, e uma para carros.  Essa configuração é  somente para a Estação Cinco. Lembrando, que as demais estações continuam de acordo com o projeto já estabelecido.

Também ficou definido que será eleito um representante da comissão dos comerciantes para discutir novas demandas e tratar dos assuntos técnicos junto com a TransCon, Semobs e as equipes envolvidas no acompanhamento dos trabalhos, em relação às possíveis alterações de propostas para estudo,  discussão e análise de viabilidade.

Para sugestões e dúvidas sobre o andamento das obras entrar em contato com a Semobs pelo telefone: (031) 3911-9374.

Sobre o acompanhamento dos projetos do SIM, entrar em contato com a TransCon por meio da central de atendimento: 118 ou (031) 3329-3390.

Acompanhe as intervenções de mobilidade no trânsito nas redes sociais, nos portais da Prefeitura e da TransCon.
Autor: Repórteres Wilker Cruz e Douglas Araújo