Ampliação das ações realizadas, acompanhamento permanente de dados estatísticos e comportamento da população foram fundamentais para o aumento do alcance de pessoas.
A educação no trânsito contribui para conscientizar e orientar as pessoas sobre a importância de adotar boas práticas e bons comportamentos no trânsito. E para fazer isso, nos últimos anos, a Diretoria de Operações e Educação para o Trânsito da Transcon tem diversificado sua atuação. Em 2021, em função da pandemia, o setor realizou 13 ações durante o ano com um público total de 734 pessoas. Já em 2023, esse número saltou para 101 ações, alcançando um público total de 12.498 pessoas. Até abril de 2024, já foram 23 ações educativas e mais de 4 mil pessoas impactadas.
Para Mariele Marília Carlos, diretora do setor, a disseminação de boas práticas de condução e circulação no trânsito, além de melhorar a fluidez no trânsito, reduz a tensão entre condutores na busca por um espaço compartilhado, seguro e tranquilo. “Por meio da frase deste ano ´Paz no trânsito começa por você’, adotada durante a campanha, convidamos a todos para refletirem sobre nossas escolhas e contribuir ativamente para a promoção de um espaço compartilhado, harmonioso, inclusivo, onde a paz e a segurança prevaleçam”, finaliza.
Conheça algumas ações realizadas pela Transcon este ano, por meio da Gerência de Educação para a Mobilidade:
Transitolândia
Na Transitolândia, os pequenos aprendem desde a atravessar a rua e observar os semáforos como a comportar-se corretamente como pedestres, ciclistas e até mesmo como motoristas, aliando diversão e conhecimento. Em maio, as atividades na Transitolândia envolveram estudantes e professores de escolas municipais de cada uma das 8 regionais, abrangendo 45 escolas. Em nove dias, a ação alcançou um público de quase 3.000 crianças e 312 adultos.
Ações em faixas de pedestres e semáforos
Para trazer as ações do Maio Amarelo para mais perto das pessoas, a Transcon esteve, junto com o projeto Viva a Via, nas ruas das regionais Sede, Industrial e Vargem das Flores, realizando esquetes de teatro representando atitudes indevidas no trânsito, como falar ao celular dirigindo e não usar o cinto de segurança. A ação teve como objetivo reforçar a importância da boa conduta no trânsito. Durante três dias, as atividades alcançaram um público de 450 pessoas.
Instalação gratuita de antenas corta-pipas em motocicletas e bicicletas
Em 2024, foram instaladas 502 antenas corta-pipa durante a ação que integrou a programação do Maio Amarelo. A iniciativa buscou promover a segurança de ciclistas e motociclistas para prevenir acidentes, e conscientizar crianças e adultos sobre os riscos causados pelo uso do cerol e linha chilena.
Ação de orientação sobre o ponto cego
Em parceria com a Transpes SA, a Transcon convidou motoristas e motociclistas para entrarem em um caminhão a fim de vivenciarem a experiência de observar o trânsito a partir da perspectiva de um caminhoneiro. A ação buscou demonstrar na prática que os pontos cegos desses veículos existem e que ter atenção a esses pontos e buscar estar no campo de visão dos caminhoneiros é essencial para reduzir o risco de ocorrências e melhorar a segurança viária. Também houve a adesivação dos pontos cegos de caminhões e carretas.
Palestras educativas em escolas e empresas
Durante o Maio Amarelo, a equipe de Educação também realizou palestras em empresas de Contagem com temas não só ligados a campanha como também a direção no dia a dia, alcançando um público de 113 pessoas.