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Notícias
JUN
03
03 JUN 2024
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Sem Limite supera a marca de 10 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024
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Iniciado em 2007, o programa busca promover acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

 

Mais do que garantir o direito de ir e vir, o Serviço de Transporte Especial Sem Limite, conhecido como “Sem Limite” é uma iniciativa para que as pessoas com mobilidade reduzida possam se deslocar no dia a dia para tarefas mais cotidianas, como ir ao médico ou à faculdade. O programa é direcionado para as pessoas com deficiência física e com alto grau de comprometimento na mobilidade para compromissos ligados à saúde e educação em instituições de Contagem.
 

Os atendimentos do programa são divididos entre fixos; para pessoas que precisam do atendimento diariamente, ou esporádicos; referentes a casos de acompanhamentos médicos, por exemplo. De janeiro a abril deste ano, foram realizados mais de 10 mil atendimentos pelo programa, divididos entre atendimentos esporádicos e fixos.

 

Saiba como participar do programa 
 

Para participar do programa o usuário passa por uma série de avaliações, além da etapa de comprovação do seu estado. O primeiro passo é ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa e realizar o seu cadastro, levando documentos básicos, como RG, CPF, comprovantes de endereço e renda. A dica é sempre entrar em contato antes para confirmar quais são os documentos necessários. 

Depois, toda a documentação é enviada para a Junta de Avaliação Multiprofissional Especial (JAME), onde é agendada a avaliação clínica do usuário. Após a avaliação, é comunicado o resultado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Lá, acontece a etapa de cadastramento pela Central de Atendimento ao Usuário, onde são enviadas as solicitações de emissão de cartões de embarque para o usuário e o acompanhante, retirados os  cartões e repassadas informações referentes ao programa.  

Por último, o usuário passa a ser incluído na escala operacional. Há um trabalho de logística entre a Central de Atendimento ao Usuário e a Transcon, que analisa, por exemplo, as solicitações do usuário referente ao atendimento e a rota. A partir de então,  o usuário passa a contar com o programa para ir e vir, com conforto, acesso e dignidade. Todos os 24 veículos do programa são devidamente adaptados e os motoristas são devidamente capacitados para exercerem a função, promovendo inclusão sem abrir mão da segurança. 

 

Para mais informações sobre o Programa "Sem Limite", os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3392-2720.

Autor: Camila Marques
Seta
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