Entre os condutores, os motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito. Um dado que reflete essa realidade foi levantado pelo Ministério da Saúde: a taxa de internação de motociclistas cresceu 55% em dez anos, passando de 3,9 para 6,1 por 10 mil habitantes no Brasil. Acidentes envolvendo motociclistas estão entre as dez principais causas de morte em países de baixa e média renda, tornando-se um problema de saúde global.
E com o intuito de conscientizar as pessoas e mudar essa realidade, a Transcon está lançando neste mês a campanha educativa “Na vida real, nem sempre há uma segunda chance".
A campanha enfatiza a importância do respeito ao motociclista, do uso adequado dos equipamentos de segurança e relembra como se proteger dos riscos aos quais os motociclistas estão constantemente expostos.
Além disso, a campanha lembra que, por estar mais exposto ao risco, o motociclista deve ser protegido e respeitado pelos veículos maiores. Nesse sentido, é importante adotar comportamentos seguros no trânsito para aumentar a segurança nas vias para todos.