28 NOV 2023
SÉRIE DE REPORTAGENS - TRANSPORTES
Contagem recebe 105 novos abrigos de ônibus em 2023

Para melhorar o atendimento do transporte coletivo à população, de Janeiro a Outubro de 2023, Contagem recebeu 105 novos abrigos de ônibus. Quase metade deles foram instalados a pedido da população. Ao todo, são 616 abrigos em toda a cidade, atendendo a 85 mil passageiros e a previsão é de que mais 105 novos abrigos sejam instalados até o final do primeiro semestre de 2024.

A instalação de abrigos acontece de duas formas: a pedido da população e por necessidade técnica e operacional. Para qualquer um dos caminhos, a Transcon realiza estudos de viabilidade que vão indicar se é possível ou não instalar o abrigo no local desejado.

Esse estudo segue o Código de Posturas do município de Contagem, que diz que só é possível a instalação de abrigos quando ele representar 30% do comprimento da faixa de passeio, deixando os outros 70% livres para o trânsito de pedestres. É por isso que alguns locais da cidade, com calçadas mais compridas, dispõe de abrigos, enquanto outros possuem somente as placas indicando o ponto de parada.

Pontos de ônibus

Diferente dos abrigos, que possuem cobertura, os pontos de ônibus são sinalizados com placas. No município existem, aproximadamente, 2000 pontos. Este ano, foram 58 novos pontos, sendo 67% deles, feitos a pedido da população.

As implantações de pontos de ônibus são feitas próximo a centros residenciais e urbanos onde transitam um grande fluxo de pessoas. Em Contagem, os pontos são colocados a uma distância de 200 a 250 metros, facilitando o acesso da população ao transporte público.

Como solicitar pontos de ônibus?

O cidadão que deseja solicitar a implantação ou retirada de um ponto de embarque e desembarque pode entrar em contato com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), por meio dos telefones 118, (31) 3329-3389 e (31) 3329-3389 opção 1. Outro canal de contato é o e-mail atendimento.transcon@contagem.mg.gov.br

Após a solicitação é realizada a análise pela Diretoria de Transportes da Transcon, para identificar se a instalação ou remoção é viável.

Autor: Gabriela Freitas
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024