20 OUT 2023
Prefeitura assume a gestão da Eugênio Pacelli e executa ações para garantir a segurança no trânsito

Com uma extensão de 2,2 km, a Cardeal Eugênio Pacelli liga a av. Amazonas, em Belo Horizonte, com a BR-381 e, mesmo localizada em um trecho urbano, carrega todas as características de uma rodovia. Desde a municipalização da avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em julho de 2023, a Prefeitura de Contagem tem investido em melhorias para garantir mais segurança no trânsito, para as milhares de pessoas que transitam, diariamente, pela via, sejam pedestres, passageiros do transporte público ou motoristas.

O compromisso firmado pelo Executivo municipal, ao assumir o gerenciamento do trecho da Cardeal Eugênio Pacelli, antes pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi de realizar estudos para implantar intervenções que tinham como objetivo reduzir o número de acidentes na via.

As ações incluem a revitalização da malha viária, sinalização horizontal e vertical, substituição e implantação de novas defensas metálicas, os chamados guard ralis, melhorias na iluminação pública, bem como o monitoramento 24 horas do local. Além disso, a praça Louis Ench será reformada e revitalizada, e implantado o alteamento do canteiro central da avenida para evitar as colisões frontais de veículos.

Por ser uma via que faz a ligação entre vários municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também é uma das mais movimentadas da cidade, por onde trafegam, diariamente, cerca de 90 mil veículos. Devido ao grande fluxo, nos últimos cinco anos, ocorreram 2.725 acidentes na Eugênio Pacelli. Em 2022, foram 444 acidentes na avenida, com 30 vítimas. Até setembro de 2023, o número subiu para 590 acidentes, com 31 vítimas.

Assim, além da nova sinalização que está sendo finalizada, dentro do conjunto de ações que vêm sendo adotadas, para a melhoria da segurança e fluidez do trânsito na avenida, a Prefeitura irá instalar seis radares visando a redução da velocidade e, consequentemente, com impacto direto na redução de acidentes.

“Com os novos radares, da rua Osório de Morais até a praça Louis Ensch, no bairro Cidade Industrial, a velocidade da via será reduzida de 70 km para 60 km. Isso vai contribuir para a redução do número de acidentes e a segurança dos usuários, já que engarrafamentos geralmente estão ligados a colisões, atropelamentos e avarias mecânicas”, explicou o diretor de Planejamento da Transcon, Alexander David Silva.

Segundo ele, os equipamentos, que estão sendo implantados tanto no sentido Belo Horizonte, quanto no sentido Betim, representam um passo importante para uma mobilidade mais segura na avenida. A implantação dos radares está em sintonia com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam reduzir o número de mortos e lesionados em até 50%, até 2030.

A instalação dos novos radares também se alinha ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Ele prevê a implementação de equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos críticos, identificados por meio de estudos especializados. Na medida em que os novos radares entrarem em operação, o intuito é que Contagem experimente uma redução significativa nos acidentes de trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro e compatível com o crescimento da cidade.

Autor: Gabriela Freitas / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo