24 MAI 2023
Prefeitura de Contagem promove cultura nas ações de trânsito a partir desta quinta-feira

Começa amanhã (25/05), na praça Tancredo Neves, o evento “Educação para o Trânsito com Diversão”, realizado pela Prefeitura de Contagem, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon) e Secretaria Municipal de Educação.

As atividades vão até o dia 31 de maio, e contarão com uma série de ações educativas voltadas para o público infantil, como a transitolândia, que será monitorada pela Transcon, apresentações teatrais, óculos de realidade virtual, espaços interativos e oficinas de arte que estimulam a criatividade, permitindo o contato, a interação e a participação das crianças.

O projeto faz parte da programação da décima edição do movimento Maio Amarelo no município e terá entrada gratuita para todos. De segunda a sexta-feira, as atividades acontecem de 8h às 17h, e no sábado e domingo, de 10h às 17h. A expectativa é de que cerca de 500 crianças visitem diariamente o local.

O evento também tem o patrocínio da Tambasa Atacadista, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e apoio da Vilma Alimentos, Copasa e Polícia Rodoviária Federal.

As ações que serão desenvolvidas buscam cumprir um papel fundamental para a formação da consciência do público infantil e dos responsáveis por atitudes que promovam um trânsito seguro e diminua o número de acidentes e mortes nas estradas.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG), de 2013 a 2022, 1330 crianças de 0 a 14 anos morreram vítimas de acidentes de transporte terrestre. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são os que mais tiram a vida de crianças até 14 anos no Brasil.

Ações do “Viva a Via”

O “Viva a Via” é uma realização da MH Produções Culturais em parceria com a TransCon, Prefeitura de Contagem com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e surgiu com a proposta de intervenção firmada na mobilização social da população, democratizando o acesso à cultura, principalmente voltado para o público infantil e de baixa renda.

Além do evento na praça, o projeto está presente em diversas ações de trânsito da Transcon, como blitz educativa, instalação de antenas corta pipa em motocicletas e atividades nas faixas de pedestre e semáforos.

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento que teve início em 2014, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro.

O mês de maio foi escolhido por conta da Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011. Na celebração de dez anos, o foco da edição de 2023 será voltado com maior destaque para os motociclistas.

Autor: Douglas Araújo