17 FEV 2023
Carnaval em Contagem - Confira as alterações de trânsito e quadro de horários das linhas municipais

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), irá realizar operações de trânsito e de quadro de horários durante os dias de carnaval, que acontecem entre 18 e 21 de fevereiro.

O trabalho de operação de trânsito realizado pelos agentes tem como objetivo garantir a melhor fluidez das vias e a segurança de motoristas e pedestres. A autarquia orienta aos condutores que estejam atentos às sinalizações próximas ao local e as indicações de rotas nas regiões.

Operação de trânsito

Veja abaixo o desvio que será realizado pela Transcon durante as festividades.

De 18 a 21 de fevereiro, de 10h às 16h, a avenida José Pedro de Araújo estará interditada entre as ruas Necésio Tavares e José Permínio da Silva, no bairro Cinco. Confira as rotas de desvios:

Sentido Sede/via Expressa: Rua Olavo Machado - Rua Necesio Tavares - Rua Cipriano Micheleto - Av João César de Oliveira.

Sentido bairro Cinco/Carrefour/ Eldorado: Rua Olavo Machado - Rua Necesio Tavares - Rua Cipriano Micheleto - rua José Perminio da Silva - rua José Pedro de Araújo.

Quadro de horários - linhas municipais

Durante os dias de carnaval, a Transcon informa que os ônibus de Contagem irão circular em escala especial, com o objetivo de atender as circulações necessárias, respeitando as festas de ruas.

Na segunda (20) e terça-feira (21), as linhas municipais irão operar com quadro de horários de sábado. Na quarta-feira de cinzas (22), os ônibus circularão com quadro de horários de dia útil atípico.

Os horários estão disponíveis no site da Transcon, através do link https://www.transcon.contagem.mg.gov.br/portal/servicos/1009/sigabus/ e no aplicativo SigaBus, que pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play.

Dicas de segurança e cuidado

1. Não consuma álcool nos ônibus e respeite os assentos preferenciais.

As leis permanecem ativas e não há exceção para o descumprimento destas regras. Além disso, estas são práticas de gentileza e harmonia nos transportes públicos.

2. “Não” é sempre NÃO! Respeite o consentimento.

Para aproveitar a festa sem perder o clima, é imprescindível o respeito pelo próximo. Todos estão reunidos com o mesmo objetivo e não há motivo que justifique o assédio, que além de tudo, é crime.

3. Se beber não dirija.

Minas Gerais é um dos estados com mais índices de acidentes nos meses de fevereiro e março, e a terceira maior causa é o consumo de álcool. Por isso, se for consumir bebidas alcóolicas, opte sempre por pedir um táxi ou motorista de aplicativo. A comemoração é momentânea mas as consequências de acidentes podem ser duradouras e irreversíveis.

4. Para motoqueiros: Capacete não é fantasia, é acessório obrigatório.

Aproveitando o clima de se vestir caracterizados, é ideal lembrar, que o capacete é um item obrigatório de segurança aos motoqueiros. Além de oferecer risco a proteção, o não uso também gera multas.

5. Respeite as faixas de pedestres.

Essa prática vale tanto para pedestres, que devem sempre atravessar nas faixas, quanto para os motoristas que devem redobrar os cuidados de velocidade ao se aproximarem das faixas.

6. Beba água e use protetor solar.

Principalmente com o calor e o consumo de álcool o risco de desidratação aumenta, por isso não deixe de se hidratar. A folia dura o dia inteiro, e o uso de protetor solar também te protege desse risco além das insolações consequentes de queimadura.

Autor: Douglas Araújo