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Covid-19




A TRANSCON tem como missão, nesta pandemia do Covid 19, cuidar do seu ir e vir com segurança. Criamos este site para dar orientações e diretrizes para o transporte público e para cuidar da segurança e mobilidade do motorista, passageiro, ciclista, pedestre, usuários de taxis e aplicativos.  Enfim, todos que precisam se locomover neste momento grave da pandemia.


DO DIA 13/12 AO DIA 19/12



 

108

Veículos fiscalizados

1

Veículos com excesso de lotação

0

Ônibus estavam sem álcool gel

 

Toque de recolher: o que pode e o que não pode

Por determinação do governo estadual, a Prefeitura de Contagem aderiu à onda roxa, do plano Minas Consciente, que impõe  medidas mais restritivas no enfrentamento à Covid-19 em todo o Estado. Conheça as restrições e acompanhe as ações da Prefeitura de Contagem e da TransCon.

O toque de recolher vale das 8 da noite às 5 da manhã.

Dentre as ações impostas, está o toque de recolher, que passou a valer das 20h às 5h e aos finais de semana.

Durante este período de restrição de circulação, as pessoas devem permanecer em casa e só poderão se deslocar pela cidade em casos de urgência ou para acessar estabelecimentos essenciais como, por exemplo, farmácias, hospitais e supermercados.

 

Veja quem pode circular durante o toque de recolher

Trabalhadores dos setores essenciais também podem circular durante o toque de recolher, desde que estejam se dirigindo para o trabalho ou voltando para casa. O delivery de produtos está liberado, porém a retirada no local por parte dos moradores está proibida.

O transporte público não será reduzido durante o toque de recolher

O transporte público em Contagem não será reduzido no horário. E aplicativos de mobilidade continuam funcionando, ambos seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

 
 
 
 
 

Dicas para ganhar tempo e mais segurança para sua família

A pandemia da Covid-19 tem exigido diariamente não só inovação, como também adaptação na forma como vivemos. Em tempos recentes, o que era uma preocupação com a segurança pública vira também uma preocupação com a saúde: quanto mais tempo nas ruas, maior a exposição ao vírus.

Vai fazer muita diferença você ter informações confiáveis sobre os horários das linhas, partidas e chegadas em tempo real e as mudanças na frota, entre diversos outros itens.

 
 





 

Dicas preventivas importantes para quem usa o transporte público

Quem usa os serviços de transporte deve observar as seguintes medidas preventivas, além daquelas recomendadas pelas instituições de saúde.

  • Utilizar corretamente máscara ou cobertura sobre nariz e boca nos ambientes públicos, inclusive dentro dos ônibus, bem como nos pontos de embarque e desembarque;
  •   Higienizar as mãos antes e logo após a utilização do transporte público coletivo;
  • Pessoas idosas e pessoas em grupos de risco devem evitar, sempre que possível, o uso do transporte coletivo;
  • É expressamente proibido o consumo de alimentos dentro dos veículos






 

Dicas e diretrizes para taxistas e aplicativos

Além dos cuidados básicos, comuns a todos os brasileiros (uso de máscara e higiene das mãos), são necessários alguns cuidados especiais.

  • Higienizar constantemente o veículo.
  •  Fornecer álcool em gel para os passageiros ao entrar e ao sair do carro
  • Instalar algum anteparo, de vidro ou plástico, entre o motorista e o passageiro, para evitar a contaminação.
  • Ter o máximo de atenção nas rotinas de limpeza para a desinfecção de superfícies e pontos comuns ao toque no veículo, bem como no descarte de resíduos deixados pelos passageiros.
  • Privilegie a ventilação natural do veículo (vidros abertos). No caso de utilização de ar condicionado, evite a recirculação de ar e verifique a necessidade de manutenções.



 

Dicas e novidades para motoristas e passageiros

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas cidades brasileiras estão tomando medidas para restringir a aglomeração de pessoas. Cidadãos são recomendados a não sair de casa, enquanto lojas e restaurantes são proibidos de receber o público. Mas, se precisar sair, seguem aqui algumas dicas para você se locomover seguro.







 

  1. Se possível, vá sozinho no carro.

Se você realmente tiver que sair de casa, prefira ir sozinho no carro. Isso evita a proximidade física com outras pessoas, e o possível contágio entre elas. Lembre que uma pessoa pode estar infectada, mas não ter demonstrado sintomas ainda.

 

2. Mantenha as janelas abertas.

Prefira manter as janelas do carro abertas em vez de usar o ar condicionado. O ambiente bem ventilado diminui as chances de contágio pelo novo coronavírus.

 

3. Use o carro o mínimo de vezes possível.

Mesmo que você esteja seguro dentro do automóvel, lembre-se que terá de ter contato com algum portão ou elevador antes de entrar no carro.

 

4. É importante desinfectar o carro.

Mesmo que só você use o carro, é importante que ele esteja sempre limpo. O novo coronavírus pode se manter vivo fora do corpo humano por até três dias.

 

Dicas importantes para o transporte nas empresas e indústrias

A nova realidade imposta pelo coronavírus altera totalmente a forma como as organizações são conduzidas, quer na na forma de fazer negócios, quer na gestão de pessoas e atividades de transporte.

Ainda que várias organizações tenham implementado o home office ou algum regime de trabalho híbrido, que mescle trabalho remoto e presencial, outras empresas, todavia, continuam a operar “normalmente”, ainda que em um novo formato, repleto de cuidados, políticas de segurança sanitária e quadro de funcionários reduzido.

É importante adotar uma política de segurança sanitária para o transporte fretado de funcionários.

Algumas ações são fundamentais para ajudar a combater o coronavírus.

  • Redefinir os turnos de operação.
  • Criar uma nova política de ocupação do veículo
  • Definir regras mais rígidas de conduta a bordo
  • Aumentar a higienização da parte interna do veículo
 


Novas regras para empresas de ônibus

Lavar os veículos, interna e externamente, a cada 24 horas;

Desinfectar superfícies tocadas com maior frequência pelos usuários, como corrimãos, balaústres, roleta e pontos de apoio nos assentos, a cada viagem ou em intervalos máximos de três horas;

Disponibilizar nos veículos, e reabastecer, dispenser com álcool em gel 70% (setenta por cento).

São vedados o embarque e a permanência de passageiros sem máscara ou utilizando-a de forma incorreta.

Oferecer máscaras de proteção individual descartáveis aos passageiros que não possuírem.

Manter, sempre que possível, as janelas dos veículos abertas, resguardados os limites de segurança.

Observar a lotação máxima de passageiros de acordo com os modelos:

Modelo Padron: preenchimento dos bancos + 10 passageiros em pé;

Modelos Básico eMIDI: preenchimento dos bancos + 10 passageiros em pé;

Micro ônibus: apenas a ocupação dos bancos, sem passageiros em pé


 








Dicas importantes para os entregadores

         


1. Usar máscara e álcool em gel

A máscara e o álcool em gel são os principais aliados de proteção contra o coronavírus. Deve-se utilizar o álcool em gel nas mãos e, inclusive, na limpeza do celular. Portanto, os entregadores podem usar e abusar de ambos.
Para facilitar, os restaurantes também podem disponibilizar álcool em gel 70% nos pontos de retirada dos pedidos.


2. Lavar as mãos sempre que possível.

Usar álcool em gel é suficiente para higienizar as mãos. Lavar as mãos é uma medida tão eficiente quanto mais econômica. Se não for possível lavar as mãos, higienize com o álcool.
Quando encontrar um restaurante ou lugar que permita lavar as mãos, não pense duas vezes. Pense no tanto de objetos e pessoas que você tem contato no dia a dia.

3. Manter Distância ao entregar o pedido para o cliente.

O distanciamento social é uma das medida preventivas mais eficientes. Ao entregar o pedido, o entregador deve manter no mínimo 1,5 metro de distância do cliente. Mas se o cliente dispuser de um lugar onde o pedido possa ser deixado pelo entregador, é a opção preferível. Mantenha distância ao entregar o pedido ao cliente e evite contato físico.


4. Higienizar a mochila utilizada para transportar os pedidos.

Outra dica importante é a higienização diária da mochila na qual os pedidos são transportados. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os alimentos não são fonte de contaminação do coronavírus. Mas o vírus pode ficar alocado em superfícies, como a embalagem e o interior da mochila. Por isso, pelo menos uma vez ao dia, é essencial que se limpe a mochila com solução de água e detergente ou álcool em gel.

5. Evitar o contato acima de tudo

A maioria dos brasileiros adoram ter contato físico, como apertar as mãos para agradecer. Esse é um comportamento que deve ser evitado a todo custo nesse contexto de pandemia. Evite o contato físico, mas se acontecer, higienize as mãos rapidamente e peça para que o cliente faça o mesmo.

6. Incentive o pagamento online

O pagamento online é a forma mais segura de receber pagamentos nas entregas. Além da segurança no aplicativo, ajuda a evitar o contato com o dinheiro ou com a maquininha. Esses dois objetos passam por diversas mãos ao longo do dia e, além de sujos, podem estar contaminados. Então, incentive os clientes a realizarem o pagamento pelo próprio aplicativo para a própria segurança.

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