Projeto com tarifa única e grandes obras viárias deve transformar o transporte público e a mobilidade urbana até 2026
O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) foi apresentado nesta quinta-feira (8) a vereadores de Contagem, na Câmara Municipal. O projeto, que tem previsão de início das operações no segundo semestre de 2026, promete transformar a mobilidade urbana da cidade por meio de obras estruturantes e da unificação do transporte público sob uma tarifa única.
A abertura da apresentação foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro (PV), que destacou a parceria entre o Legislativo e a Transcon. “Essa colaboração tem sido fundamental para garantir os avanços que a cidade precisa”, afirmou.
Durante a apresentação, o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz, reforçou a importância do projeto para o futuro da cidade e destacou o papel do Legislativo. “A Câmara autorizou diversos empréstimos importantes para viabilizar o SIM. Ele não representa apenas um ganho para o transporte público, com a tarifa única, mas para toda a mobilidade urbana de Contagem”, disse.
Tomaz também mencionou o impacto da Via Expressa, agora denominada corredor Transcontinental. “Cerca de 70% dos veículos que passam por ali vêm de fora da cidade. Isso afeta diretamente Contagem, e por isso precisamos dessas obras estruturantes”, afirmou.
O vice-presidente da Transcon, Afonso Braga, apresentou detalhes técnicos do SIM e ressaltou o impacto positivo na vida dos trabalhadores. “A integração do sistema com apenas uma tarifa vai facilitar a locomoção da população e incentivar a geração de empregos no município”, disse.
Atualmente em andamento, o SIM é composto por uma série de intervenções em diversas regiões da cidade. O secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli, apresentou o andamento das intervenções e destacou a conclusão prevista para 2025 das obras de drenagem da trincheira do Itaú — apontadas como solução definitiva para os alagamentos recorrentes na região durante o período chuvoso.
Perilli também ressaltou que o projeto atravessa diferentes gestões municipais. “É um sistema que começou há muitos anos, passou por outros governos e continuará avançando nos próximos. A modernização da mobilidade urbana é um processo contínuo, que exige planejamento de longo prazo”, afirmou.
A expectativa é que a modernização da infraestrutura, aliada à integração tarifária, melhore significativamente o fluxo e a eficiência do transporte público, além de trazer avanços concretos para a mobilidade em toda a cidade.
Ao fim da apresentação, os vereadores puderam fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema.
Participaram da apresentação os vereadores Daniel Carvalho, Didi, Pastor Itamar, Carol do Teteco, Daniel do Irineu, Gege Marreco, Adilson Lamounier, Adriana Souza, Moara Saboia, Rodrigo do Posto, Fatinha Mancial, Pedro luiz, Edgard Guedes, Arnaldo de Oliveira e Mauricinho do Sanduíche, além de técnicos das áreas de operações, transporte e engenharia da Transcon e da Secretaria Municipal de Obras.
Autor: Jornalista Sheila Moreno