Na tarde de hoje (02), os Operadores de Tráfego Urbano da Transcon foram apresentados à prefeita Marília Campos, em frente a Prefeitura Municipal de Contagem, onde foram entregues os veículos de apoio ao trânsito para os Operadores. Na ocasião, também estiveram presentes o vice-prefeito, Ricardo Faria, o presidente da Transcon, Sant Clair Terres e o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis.
A prefeita Marília Campos, destacou a importância dos Operadores para a cidade. “Nós queremos uma cidade que seja bem organizada e para isso, o trânsito tem que fluir mais. Nós estamos agora com a política de investimentos na Transcon, nós contratamos mais 33 operadores de trânsito, mais 11 veículos e tudo isso para que eles nos ajudem e deem o suporte necessário para que o nosso trânsito seja mais organizado e mais tranquilo”.
Entenda o papel dos Operadores de Tráfego Urbano
Com o intuito de ampliar o atendimento à população de Contagem e tornar o trânsito ainda mais efetivo e seguro para todos, os Operadores de Tráfego da Transcon estão em fase de treinamento. Desde maio, participam de um curso de formação com aulas práticas e teóricas onde aprendem sobre as normas de circulação e conduta no trânsito, noções de engenharia de tráfego, funcionamento do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), sinalização viária, serviços oferecidos pela Transcon, atendimento ao cidadão e outros tópicos essenciais.
Já foram realizadas 88 horas de aulas teóricas e práticas, e agora os Operadores vão passar por um período de prática operacional supervisionada em que vão atuar nas ruas, auxiliando o trabalho do Agente de Trânsito no monitoramento do sistema viário do município, identificando possíveis problemas e irregularidades que possam afetar o fluxo do tráfego e oferecer risco à segurança viária.
No fim de todo o processo de capacitação, os Operadores estarão aptos e bem preparados para desempenhar suas funções de forma eficaz e segura, dando apoio a sinalização de vias, remoção de veículos danificados, monitoramento dos semáforos, apoio a acidentes, entre outras coisas. A exceção se faz na fiscalização, que permanece sendo uma função exclusiva dos Agentes de Trânsito.