31 MAR 2021
CONTAGEM PLANEJA CRIAR CICLOVIAS E AMPLIAR O SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE URBANA

Nova gestão da Transcon irá desenvolver um Plano de Mobilidade Ativa e de Logística Urbana. Diminuição do tempo de viagens nos ônibus municipais e tarifas mais justas também estão previstos.

Trazer as ruas de volta para a população e tornar a mobilidade urbana mais eficiente, sutentável e humana. Esses são os objetivos do novo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Renato Guimarães Ribeiro, que assumiu a Presidência da instituição na última semana, a convite da prefeita Marília Campos. O desafio não será pequeno. Contagem é hoje o terceiro município mais populoso de Minas Gerais e o segundo maior pólo de movimentação de cargas. “Queremos que Contagem seja uma cidade melhor, mais humana e com uma mobilidade sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social”, afirma o gestor.

Renato Ribeiro traz para a Transcon uma longa experiência na área. Engenheiro civil (UFMG) e mestre e doutor em Engenharia de Transportes (UFRJ), ele é professor titular do curso do Departamento de Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Foi subsecretário de Regulação de Transporte da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG), assessor da Presidência na BHTrans e na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CMTC-GO).

Como principais projetos para a TransCon, o presidente destaca a revisão do Plano de Mobilidade Urbana e o desenvolvimento de um Plano de Logística Urbana, capaz de tornar os serviços de transporte da cidade mais eficientes para a população. Segundo Renato, será preciso diminuir o impacto do movimento de cargas na cidade, principalmente nas áreas residenciais, sem no entanto prejudicar o trabalho das empresas. O Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM) passará por uma revisão, para ganhar mais eficiência e diminuir o tempo de viagem do usuário, além de cobrar uma tarifa mais justa. “Queremos dialogar com a sociedade toda, ouvir os empresários, os usuários e a sociedade civil, para que possamos melhorar a mobilidade na cidade”, ressalta.

Outro proposta da Transcon é elaborar um Plano de Mobilidade Ativa que incentive o aumento dos deslocamentos não motorizados. Estão previstas construções de ciclovias, ciclofaixas, áreas de caminhamento e a disponibilização de bicicletas públicas. Também serão feitas intervenções com a abertura das ruas, para tornar possível um convívio harmônico entre os diferentes modos de transporte. “A prefeita me pediu que devolvéssemos a rua para o povo e, por isso, vamos abrir algumas áreas para propiciar espaços de convivência entre os diferentes modos de transporte harmoniosamente”, explica o gestor. A Transcon pretende ainda integrar o seu Centro de Controle aos outros sistemas de inteligência da Prefeitura de Contagem, como o Centro de Informação da Guarda Municipal. A ideia é potencializar o uso dos dados existentes, trazendo mais inteligência às ações e auxiliando a gestão do sistema de mobilidade urbana de uma maneira geral.

Autor: sitetranscon
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024