27 ABR 2021
PREFEITURA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS NOS ÔNIBUS DE CONTAGEM

Na última segunda-feira (26/04), a população de Contagem ganhou um reforço nas ações de fiscalização do transporte coletivo. No município, aconteceu a primeira ação do programa RMBH Fiscaliza, fruto da parceria entra a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). A operação aconteceu na avenida João César de Oliveira e contou com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon) e fiscais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A ação foi acompanhada de perto pela prefeita Marília Campos, pelo presidente da TransCon, Renato Guimarães Ribeiro, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato. Durante a fiscalização, os agentes e fiscais verificaram nos coletivos municipais e metropolitanos o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento a covid-19. Os veículos que apresentaram irregularidades foram autuados no local.

Entre os dias 15/03 e 15/04, foram monitorados 3.480 veículos do transporte coletivo municipal nos pontos e horários de maior carregamento e menos de 4% estavam com mais de dez passageiros em pé e menos de 3% não tinham álcool em gel no dispenser. Com a assinatura do Programa RMBH Fiscaliza, a TransCon também poderá fiscalizar e autuar os ônibus do transporte metropolitano e verificar se os protocolos sanitários e os quadros de horário estão sendo cumpridos.

Principais articuladoras do programa RMBH Fiscaliza, a Prefeitura de Contagem e a TransCon acreditam que ele seja o primeiro passo para a construção de uma gestão metropolitana do transporte coletivo. A ideia é construir um pacto entre Estado e Municípios da RMBH para não apenas fiscalizarem em conjunto os diferentes serviços de transporte coletivo, mas também planejá-lo e gerenciá-lo em parceria e harmonia, transferindo ao usuário um transporte mais humano.

A Prefeitura de Contagem e a TransCon estão fazendo a sua parte para tornar as viagens de ônibus mais seguras para os usuários, mas a prevenção contra o coronavírus é responsabilidade de todos! É importante que a população cumpra as recomendações dos órgãos de Saúde, utilizando corretamente a máscara – cobrindo nariz e boca – , mantendo o distanciamento, evitando os horários de pico e diminuindo as conversas durante as viagens.

Acesse o Portal da Transcon e confira na página especial sobre a Covid-19  informações e dicas para que você possa se proteger melhor e proteger quem você ama. Qualquer dúvida, os usuários também podem entrar em contato pelos telefones 118 e (31) 3329-3300 ou 3329-3301.

Autor: sitetranscon
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024