A cidade de Contagem possui 269 ônibus municipais em sua frota, que circulam em 41 linhas e fazem cerca de 26 mil viagens por mês. Esses ônibus são monitorados em tempo real pela Central de Monitoramento da Transcon, por meio do GPS que acompanha o cumprimento de itinerários e os horários de saída e chegada no ponto final.
O monitoramento interno permite identificar omissões de viagem, atrasos, desvios de itinerários, entre outras coisas. Além disso, também permite analisar e responder às demandas dos passageiros que chegam pelo telefone ou pelo aplicativo do Sigabus. A partir desse monitoramento e das solicitações dos passageiros, é possível identificar as empresas que apresentam irregularidades e notificá-las.
A Central de Monitoramento também é responsável por atualizar as informações sobre os ônibus no aplicativo do Sigabus e no site da Transcon. O Sigabus permite que os passageiros tenham acesso a notícias sobre o transporte público municipal em tempo real, como avisos de desvio de rota causados por sinistros (acidentes), pontos desativados e pontos temporários, quadro de horários e itinerários dos ônibus.
A população ganha muitos benefícios com isso, pois tem acesso a localização do ônibus em tempo real e fica informado sobre tudo que acontece no itinerário do ônibus, podendo se deslocar com antecedência para o ponto mais próximo. Além de se sentir mais seguro, sabendo que os ônibus estão sendo monitorados o tempo todo.
Fiscalização
Semanalmente, são feitas fiscalizações preventivas nas garagens e nos pontos de controle dos ônibus. De 2021 até o momento, foram realizadas 556 vistorias preventivas nos ônibus de Contagem, que resultaram em 328 Autorizações de Tráfego recolhidas.
Durante as fiscalizações, a equipe aborda os ônibus e avalia se há irregularidades, caso seja constatada alguma irregularidade a Autorização de Tráfego é recolhida e o ônibus fica proibido de realizar viagens até que o veículo seja regularizado.
Os usuários que encontrarem alguma irregularidade nos ônibus podem registrar sua reclamação pelos telefones 118 e (31) 3329-3390, informando o número do veículo, o número da linha e o horário do ocorrido.