21 MAI 2021
OBRAS PÚBLICAS
PREFEITA E PRESIDENTE DA TRANSCON VISITAM OBRAS DO SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE EM CONTAGEM

Nesta quarta-feira (19/05), a prefeita de Contagem, Marília Campos, e o presidente da Transcon, Renato Guimarães Ribeiro, visitaram as obras do Corredor Leste-Oeste do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), para acompanhar o progresso das intervenções e falar sobre o replanejamento do sistema.

A visita teve início no Terminal Petrolândia, entregue no fim de 2020, mas que ainda não começou a funcionar. O presidente da Transcon esclareceu que a obra foi entregue sem uma ligação com o restante do sistema e isso prejudicou a operação do local. “Vamos rever todo o projeto para adequá-lo ao sistema de transporte coletivo. Precisamos terminar as obras, melhorar os acessos e colocar o terminal para funcionar para a população”, explicou.

Ao seguir para o Terminal Ressaca, a equipe passou pelos locais onde serão implantados os corredores exclusivos do transporte público e pelo viaduto do Ceasa, que está em processo de duplicação para aliviar os engarrafamentos no local. Segundo Renato Ribeiro, os corredores exclusivos e as demais obras de mobilidade irão interligar os terminais e serão essenciais para reduzir o tempo e o custo de viagem de quem acessa a região.

Marília Campos ressaltou que a continuidade das obras é fruto de muito trabalho da equipe da Prefeitura e da Transcon. “Vamos encontrar uma solução para garantir um transporte com mais qualidade e agilidade para os cidadãos de Contagem”, disse a prefeita.

Ricardo Faria, vice-prefeito da cidade, ressaltou ainda a importância do compromisso da Prefeitura com a transparência. “O mais importante é o compromisso em comunicar o que está acontecendo, como assumimos essa obra e o que estamos fazendo para entregá-la para a população de Contagem”, disse.

Sistema Integrado de Mobilidade

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) é o conjunto de intervenções de mobilidade urbana que vai reformular o transporte coletivo de Contagem. O novo sistema contará com uma infraestrutura de corredores exclusivos para o transporte público, terminais de integração, estações de transferência e obras urbanísticas, de acordo com operações do BRT (Bus Rapid Transit) e do BRS (Bus Rapid Service).
As intervenções irão diminuir o tempo de deslocamento e o valor das viagens da população. Todos os pontos de embarque e desembarque também passarão por obras de readequação e receberão painéis com informações dos coletivos em tempo real.

Três grandes corredores de mobilidade farão parte do novo sistema de transporte público coletivo da cidade:

O Corredor Norte-Sul vai conectar a Cidade Industrial à Nova Contagem. Serão cerca de 20 quilômetros da Praça do Trabalhador, na Regional Industrial, passando pelas avenidas General David Sarnoff e João César de Oliveira, rua do Registro até a LMG-808, na região de Vargem das Flores.

O Corredor Ressaca, com cerca de nove quilômetros de extensão, vai facilitar a ligação das regionais Nacional e Ressaca às regiões Central e Sul do município através das praças do Trabalhador e da Cemig e das avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso, indo até a avenida Severino Ballesteros Rodrigues.

O Corredor Leste-Oeste vai ligar a região Ressaca ao Petrolândia, com avenidas das Américas, Severino Ballesteros Rodrigues, Helena de Vasconcelos até o fim da Via Expressa de Contagem, na Regional Petrolândia, e terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão. Nesse corredor, as faixas exclusivas para os ônibus serão do tipo BRS (Bus Rapid Service, serviço de ônibus rápido, em português), com circulação preferencial à direita das vias.